NR 13 atualizada : Onde encontrar a NR 13 pdf ?

A TERCAL ENGENHARIA está entre as melhores empresas de inspeção nr13 com atendimento Nacional.

Somos especialistas em:

Se você está pesquisando por Inspeção vasos de pressão, calibração de válvula de segurança, calibração de manômetro, inspeção de compressores nr13, vasos de pressao nr13, teste de estanqueidade fale com um dos nossos Especialistas, será uma honra ter a sua empresa abrilhantando o nosso portfólio de clientes.

ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

Faça seu orçamento grátis agora mesmo!

Você pode baixar a nr 13 pdf clicando AQUI

Neste artigo falaremos sobre a  nr 13 atualizada –  Norma Regulamentadora publicada em 1978 pela portaria 3214.

De 1978 para cá a norma passou por 8 alterações, uma delas inclusive alterou o nome da Norma, até 2018 o título da norma era “Caldeiras e vasos de pressão” mas com a publicação da portaria 1082 dezembro de 2018 o título da NR13 passou a ser “Inspeção de caldeira , laudo de vaso sob pressão, inspeção de tanques de armazenamento .

Medição de espessura em tubulações

Qual é o objetivo da NR 13 atualizada ?

O objetivo da nr 13 atualizada é estabelecer os requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de Caldeiras e vasos de pressão tubulações e tanques metálicos de armazenamento, levando em consideração todos os aspectos relacionados a instalação, inspeção, operação e manutenção, visando obviamente a saúde e a segurança dos trabalhadores envolvidos.

Quem é o responsável por atender aos requisitos da nr 13 atualizada ?

Lembrando também que o item  13.1.2 da nr 13 atualizada deixa bem claro que o empregador é o responsável pela adoção das medidas determinadas nesta NR.

Portanto os profissionais e empresários que possuem vasos de pressão em sua empresa precisam conhecer a NR13 e contratar uma empresa especializada para ajuda-lo a atender todos os requisitos mínimos da norma nr 13.

A nr 13 atualizada é uma bíblia que guia o empresário ou gestor, mostrando qual é o melhor caminho para ficar em dia com a legislação e evitar multas, acidentes e prejuízos financeiros devido a parada do equipamento.

Aliás o não cumprimento das medidas trazidas pela nr 13 atualizada constitui Risco Grave e Iminente.

Qual que é Risco Grave e Iminente ?

Risco Grave e Iminente é toda situação ou condição de trabalho que possa causar um acidente ou Doença com lesão grave ao trabalhador, em caso de alguma ocorrência como vazamento incêndio ou explosão com alguns equipamentos enquadrados na NR13.

Qual a consequência de um RGI em minha empresa ?

E essas ocorrências podem causar morte de trabalhador, necessidade de internação hospitalar e trabalhador ou eventos de grandes proporções essa ocorrência precisa ser comunicada ao Órgão Regional da Secretaria do Trabalho e ao Sindicato de classe profissional predominante nas atividades da empresa.

Essa comunicação precisa ser encaminhada a esses órgãos em até 2 dias úteis após o acontecimento da ocorrência.

Quais os equipamentos enquadrados na NR13?

Ao longo da nr 13 atualizada o  texto aborda questões óbvias e também questões relacionadas à Caldeiras e vasos de pressão, tubulações e tanques são informações extremamente específicas, onde é necessário um  entendimento multidisciplinar.

A exemplo de outras normas a nr 13 atualizada também traz um glossário com a definição de diversos termos  técnicos que são utilizados ao longo da norma nr 13, ou seja caso o leitor tenha alguma dúvida é só ir até o item 13.8 Glossário.

No final do glossário da nr 13 atualizada, encontramos os  anexos da NR 13, são três e eu vou falar sobre cada um deles.

O Anexo I traz informações referentes a capacitação de pessoal, ou seja os operadores de Caldeiras, Vasos de Pressão e Unidades de Processo.

O Anexo II fala sobre os requisitos para ter um SPIE -Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos.

O SPIE deve ser certificado junto ao Inmetro e caso o empreendedor opte por instituí-lo em seu estabelecimento, será necessário certificá-lo junto ao Inmetro.

O Anexo 3 fala sobre a certificação voluntária de competências do profissional habilitado para atuar com a NR 13,  uma das atividades referentes ao acompanhamento da operação manutenção inspeção e supervisão da expressão precisam ser realizados por profissional habilitado

Ou seja , podemos observar que a NR 13  é relativamente longa, ela traz diretrizes na operação de equipamentos que são muito específicos.

Portanto não é uma tarefa fácil fazer um resumo de uma Norma aonde todos os itens são importantes em determinados pontos para determinados profissionais.

Por isso é fundamental contratar uma empresa que conheça a norma nr 13 e tenha experiência nesse ramo de atuação.

Você cliente precisa contratar valor e não somente preço, procure no mercado uma empresa como a TERCAL ENGENHARIA, que ofereça um preço justo nesse tempo de pandemia e ofereça também  flexibilidade no pagamento.

Não escolha o profissional habilitado para nr13 analisando somente o menor preço do mercado, o barato pode sair muito caro, pois um laudo que não atende aos requisitos da NR13 pode gerar multas, retrabalhos, acidentes, embargo, interdição e no pior dos casos a morte dos seus funcionários.

Diariamente nos deparamos com laudos de inspeção onde o profissional só tira fotos dos equipamentos, não faz os cálculos necessários, não calibra os dispositivos de segurança, não abre o equipamento para fazer a inspeção interna e não mede a espessura do equipamento com aparelho de ultrassom… esses profissionais abrem a A.R.T e entregam laudos que não garantem a segurança da sua empresa.

Entre em contato com a nossa equipe através do formulário abaixo, estamos preparados para te atender, temos carta de referência técnica de várias multinacionais, modelo de relatório e o melhor custo/benefício do mercado.

Jéssica - Tercal
Siga-me
Últimos posts por Jéssica - Tercal (exibir todos)