Por que preciso realizar a calibração de manômetro NR-13?

calibração de manômetro
curso nr13 online com certificado

A NR13 exige que o manômetro / manovacuômetro (indicador de pressão) instalado em vasos de pressão, caldeiras e tubulações devem ser calibrados. O manômetro indica a pressão real no interior do vaso de pressão / caldeiras, por isso a sua calibração é muito importante.

Os manômetros são utilizados para o monitoramento visual de pressão do ar e gás para compressores, equipamentos de vácuo, linhas de processo, caldeiras, vasos de pressão como cilindros de gás e outros instrumentos.

A Tercal Engenharia realizada a calibração dos manômetros(e também outras Calibrações) com emissão de certificado de calibração e adesivo resistente a intempérie. 

Para calibração de manômetro  está previsto o seguinte escopo: 

  • Remoção e Instalação do Manômetros de seu equipamento;
  • Avaliação do estado geral;
  • Limpeza Geral;
  • Calibração de manômetro conforme padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração);
  • Colocação de Lacre (Selo) e Plaqueta com Ordem de Serviço e Data;
  • Reinstalação de Manômetros em seu equipamento;
  • Elaboração do certificado com padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração), serviço a ser executado no local. Possuímos veículos oficina equipados com calibradores móveis.

calibração de manômetro requer muito cuidado, principalmente de indústrias que fazem uso do instrumento para equipamentos que requer muita segurança, afinal, um erro de medição pode causar acidentes e grandes prejuízos para a empresa ao comprometer o aparelho de produção.

Desta forma, é aconselhável que se faça a calibração de manômetro  ao menos uma vez no ano.

CALIBRAÇÃO DE MANÔMETRO

  1. Remoção e/ou Instalação de Manômetros de seu equipamento;
  2. Avaliação do estado geral;
  3. Limpeza Geral;
  4. Calibração de manômetro conforme padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração);
  5. Colocação de Lacre (Selo) e Plaqueta com Ordem de Serviço e Data;
  6. Reinstalação de Manômetros em seu equipamento;
  7. Elaboração do certificado com padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração), serviço a ser executado no local. Possuímos veículos oficina equipados com calibradores móveis.

CALIBRAÇÃO MANOVACUÔMETRO

  1. Avaliação do Estado Geral dos Dispositivos;
  2. Colocação de Lacre e Plaqueta com Ordem de Serviço e Data;
  3. Calibração Manovacuômetro conforme padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração);
  4. Emissão de certificado de calibração em conformidade, normatização e padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração);
  5. Relatório Fotográfico;
  6. Assinatura do Técnico e Eng.º Mecânico Responsável com CREA-SP.

Ao efetuarmos a Calibração de Manômetro, devemos considerar três elementos fundamentais: o método de calibração, o instrumento a ser calibrado e a qualificação e habilidade do técnico que irá executar a calibração.

MÉTODO DE CALIBRAÇÃO

A calibração é realizada através da comparação direta entre o padrão e o Instrumento. Sendo que conforme a instrução de calibração da ITERCAL ENGENHARIA, a calibração é realizada através da comparação direta entre o instrumento e o padrão, conforme pré-determinando em nossa instrução de calibração.  A calibração será realizada 5 pontos de acordo com o instrumento a ser calibrado.

CALIBRAÇÃO DE MANÔMETRO RASTREADA A RBC

Calibração realizada através da comparação direta entre o Manômetro e padrões de medição rastreáveis a padrões de medição internacionais ou nacionais. Neste caso o serviço prestado, foi desenvolvidos através de Manuais de Fabricantes, Experiência do Laboratório, Normas e Artigos Técnicos.

CALIBRAÇÃO DE MANÔMETRO RBC

Calibrações realizada de acordo com a acreditação do laboratório junto a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, pela norma ISO/IEC 17025 (Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração).

INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO

Para ser ter precisão nas medições realizadas com o instrumento, é indispensável que o padrão este esteja calibrado pela RBC (Rede Brasileira de Calibração), ou seja, de forma a garantir a rastreabilidade dos padrões utilizados. É necessário também que, ele nos possibilite executar a medição com precisão exigida. Em suma, a boa medida depende da qualidade do padrão e do Manômetro a ser calibrado.

TÉCNICO METROLOGISTA

É o técnico metrologista quem deve apreciar as medidas e executá-las com habilidade. Daí a sua importância em relação ao método de calibração e o instrumento a ser calibrado.

A TERCAL ENGENHARIA mantém em seu quadro de funcionários apenas colaboradores com formação técnica e com experiência e habilidade necessária para executarem as calibrações exigidas através das nossas instruções de calibração. Pois aqui na TERCAL ENGENHARIA, prezamos pela transparência e precisão dos serviços prestados.

JÁ FEZ A CALIBRAÇÃO DE MANÔMETRO DO SEU EQUIPAMENTO?

Para mais informações, dúvidas, sugestões ou promover uma visita de nossos vendedores, entre em contato conosco através do formulário, disponível no link (CONTATO), ou ligue para nos através do telefone (12) 3958-1661

LINKS ÚTEIS:

ASSUNTOS RELACIONADOS:

prevenção acidentes com vasos de pressão, prevenção acidentes com compressores, prevenção acidentes em caldeiras, cálculo de vaso de pressão, categorias de vasos de pressão, laudo de caldeira, laudo de NR13, laudo de compressor, laudo de boiler, laudo de autoclaves, inspeção de autoclaves, laudo de tubulações, categoria de caldeiras, certificado nr 13, compressor é um vaso de pressão, curso de nr 13, curso de vasos de pressão, curso nr 13, curso vasos de pressão, curso de caldeiras, download nr 13, exemplos de vasos de pressão, fabricação de vasos de pressão,Inspeção de Vasos de Pressão, inspeção em compressores, inspeção em vasos de pressão pdf, inspeção NR-13, Inspeção Vasos de Pressão, Laudo NR-13, ministerio do trabalho nr 13, mte nr 13, nbr vasos de pressão, norma asme para vasos de pressão, norma regulamentadora nr 13, norma vasos de pressão, nova nr 13, nr 13 2014, nr 13 atualizada, nr 13 atualizada pdf, nr 13 caldeiras, nr 13 comentada, nr 13 ministerio do trabalho, nr 13 pdf, nr 13 treinamento, nr 13 tubulações, NR 13 vasos de pressão, nr vasos de pressão, profissional habilitado nr 13, prontuário vaso de pressão, reciclagem nr 13, resumo da nr 13, tipos de vasos de pressão, treinamento de nr 13, valvula de segurança para vaso de pressão, válvula de segurança vaso de pressão, vaso de pressão, vaso de pressão cilíndrico, vaso de pressão definição, vaso de pressão para ar comprimido, vasos de pressão cálculo, vasos de pressão de paredes finas, vasos de pressão pdf, vasos de pressão tipos, vasos sob pressão

Jéssica - Tercal
Siga-me
Últimos posts por Jéssica - Tercal (exibir todos)