CALIBRAÇÃO DE VÁLVULA DE SEGURANÇA

calibração de válvula de segurança
calibração de válvula de segurança

A TERCAL ENGENHARIA realizar a calibração de válvula de segurança , válvula de alívio, calibração e manômetro, pressostato e manovacuômetro   em atendimento à NR13, atuando com laboratório móvel, com isso é possível calibrar os dispositivos de segurança nas dependências do cliente.

As válvulas de segurança são peças indispensáveis no controle da pressão exercida em alguns sistemas industriais, sendo utilizadas em equipamentos enquadrados na NR 13, isto é, caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação.

Realizar a calibração de válvula de segurança é uma ação prevista nesta norma regulamentadora, para garantir a segurança tanto dos operadores quanto do estabelecimento, além de proteger os equipamentos de desgastes maiores.

A calibração de válvula de segurança é um procedimento essencial e exigido pela Norma Regulamentadora 13 (NR-13). Este método tem como objetivo avaliar a composição e a conservação de tubulações e vasos de pressão, além de outras instalações que trabalham com a pressão de fluidos diversos – como sistemas de caldeiras, compressores, reatores, entre outros. O processo diminui consideravelmente perigos estruturais em tais redes.

calibração de válvula de segurança

calibração de válvula de segurança

Através de uma bancada de calibração de válvula de segurança, as válvulas podem passar por testes que asseguram a qualidade e garantem o seu pleno funcionamento. É essencial contar com uma empresa especializada no segmento, que contenha a bancada e que tenha Precisão nas Atuações, Profissionais Altamente Capacitados e Histórico de Confiabilidade.

calibração de válvula de segurança

PROCEDIMENTO PARA CALIBRAÇÃO DE VÁLVULA DE SEGURANÇA

Para calibração de válvula de segurança , está previsto o seguinte escopo:

  1. Recebimento da válvula em campo ou em nossa oficina; 
  2. Avaliação do estado geral;
  3. Calibração da Pressão de Abertura conforme ASME VIII, ASME I, NÃO ultrapassando a Pressão Máxima Trabalho Admissível (PMTA);
  4. Aplicação de Nitrogênio até o limite PMTA, análise em nosso manômetro padrão devidamente aferido e com padrões rastreáveis pela RBC;
  5. Execução em campo com bancada(s) de calibração e ou em nossa oficina;
  6. Colocação de lacre e plaqueta de manutenção com ordem de serviço e data;
  7. Remoção ou não, reinstalação da(s) válvula(s) em seu equipamento;
  8. Emissão de certificado de calibração para válvula(s) com padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração).

IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO DE VÁLVULA DE SEGURANÇA

A válvula de segurança é um dispositivo automático de alívio de pressão de equipamentos que atuam com líquidos e vapores compressíveis, cuja abertura ocorre automaticamente quando a pressão é aliviada dentro dos parâmetros estabelecidos. Este elemento também tem como função a vedação do equipamento.

Para que estes dispositivos sejam eficazes tanto na abertura quanto no seu fechamento após o alívio da pressão, é fundamental que a calibração de válvula de segurança seja feita regularmente, como forma de manutenção preventiva, de modo a garantir um controle preciso.

QUANDO DEVE SER FEITA A CALIBRAÇÃO DE VÁLVULA DE SEGURANÇA

calibração de válvulas de segurança deve ser feita por uma empresa especializada e pode ser realizada in loco. Normalmente, o prazo entre uma calibração e outra é de 12 meses e este período pode ser reduzido caso haja uma falha no sistema e uma manutenção corretiva seja necessária.

Também é importante considerar a frequência de utilização, o grau de corrosão ou de risco operacional que um determinado equipamento pode oferecer, impactando também no intervalo entre as calibrações.

Independentemente do prazo, após cada calibração de válvulas de segurança é necessário estipular a nova data do procedimento, além de solicitar que o prestador do serviço emita o certificado de calibração, garantindo as boas condições operacionais do dispositivo.

EMPRESA ESPECIALIZADA EM CALIBRAÇÃO DE VÁLVULA DE SEGURANÇA

A TERCAL ENGENHARIA, atende a empresas de manutenção e indústrias químicas, farmacêuticas, manufaturas, entre outras, por todo o Brasil. Com experiência comprovada pelos inúmeros clientes satisfeitos, a TERCAL ENGENHARIA vem se aprimorando ao longo dos anos para oferecer sempre os melhores serviços, como: inspeções NR13 em caldeiras e vasos de pressão, teste estanqueidade em redes de GLP e GN, calibração de válvulas de segurança, manômetros, montagem industrial e de tubulações, caldeiraria e instalações elétricas.

O manômetro  é muito usado pelas indústrias para medição da pressão de gases e líquidos em reservatórios fechados, tanto em instalações fixas quanto em movimento. Isso acontece através de uma teoria física simples: é feita a diferença entre a pressão real e a atmosférica, de forma que resulta no que chamamos de pressão manométrica.

Além de indústrias, o manômetro é flexível e serve também como referência de pressão, possibilitando inclusive verificações, calibrações e ajustes de outros instrumentos de medição tendo exatidão em relação aos seus resultados. Além da calibração de manômetro , para que o instrumento faça medições de forma correta, deve-se levar em conta situações como:

  • Meio em que acontecerá a aplicação;
  • Faixa da pressão a ser medida;
  • Precisão desejada;
  • Sensibilidade oferecida pelo meio;
  • Fatores de logística e de operações e Mão de obra para operação.

A calibração de manômetro requer muito cuidado, principalmente de indústrias que fazem uso do instrumento para equipamentos que requer muita segurança, afinal, um erro de medição pode causar acidentes e grandes prejuízos para a empresa ao comprometer o aparelho de produção.

Desta forma, é aconselhável que se faça a calibração de manômetro  ao menos uma vez no ano.

CALIBRAÇÃO DE MANÔMETRO

  1. Remoção e/ou Instalação de Manômetros de seu equipamento;
  2. Avaliação do estado geral;
  3. Limpeza Geral;
  4. Calibração de manômetro conforme padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração);
  5. Colocação de Lacre (Selo) e Plaqueta com Ordem de Serviço e Data;
  6. Reinstalação de Manômetros em seu equipamento;
  7. Elaboração do certificado com padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração), serviço a ser executado no local. Possuímos veículos oficina equipados com calibradores móveis.

CALIBRAÇÃO MANOVACUÔMETRO

  1. Avaliação do Estado Geral dos Dispositivos;
  2. Colocação de Lacre e Plaqueta com Ordem de Serviço e Data;
  3. Calibração Manovacuômetro conforme padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração);
  4. Emissão de certificado de calibração em conformidade, normatização e padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração);
  5. Relatório Fotográfico; 
  6. Assinatura do Técnico e Eng.º Mecânico Responsável com CREA-SP.

JÁ FEZ A CALIBRAÇÃO DE MANÔMETRO DO SEU EQUIPAMENTO?

CALIBRAÇÃO DE PRESSOSTATO

O pressostato é um equipamento de medição de segurança, sua calibração periódica se faz necessária visando a segurança e integridade do processo. Cabe ao usuário definir o período de calibração, este deve estar atrelado às condições de instalação e uso do pressostato. Basicamente a calibração significa determinar o desvio da medição do respectivo instrumento comparado a um padrão que atende às normas internacionais.

Para garantir a segurança nesse procedimento o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) – autoridade brasileira mais alta para metrologia que garante a comparabilidade e a rastreabilidade internacional vinculadas ao Sistema Internacional (SI) do certificado emitido – criou a RBC (Rede Brasileira de Calibração).

Uma rede de laboratórios credenciados (acreditados) buscando assegurar o provimento de serviços que atendem às necessidades dos diferentes setores, de forma compatível segundo os diferentes níveis de exigências para a execução de serviços de calibração.  A RBC congrega competências técnicas e capacitações vinculadas às indústrias, universidades e institutos tecnológicos, habilitados à realização de serviços de calibração.

Com intuito de assegurar o provimento dos serviços de calibração e o atendimento às necessidades dos diferentes setores, de forma compatível com seus interesses e especificidades, salvaguardando a defesa do consumidor, a proteção e a preservação do meio ambiente.

Para realizar a calibração de pressostato, é necessário cumprir com uma série de procedimentos para garantir a segurança, tanto em relação ao instrumento, quanto ao técnico que o opera. A TERCAL ENGENHARIA  realiza todas as etapas do processo preliminar à calibração de pressostato. Tais passos são:

  • Limpeza;
  • Posicionamento adequado do equipamento;
  • Medição do desalinhamento entre o padrão e o instrumento de calibração;
  • Montagem do pressostato sobre a balança de pressão;
  • Montagem do multímetro de medição.

A TERCAL ENGENHARIA É REFERÊNCIA EM CALIBRAÇÃO DE PRESSOSTATO

Leia também os artigos abaixo:

https://tercal.com.br/o-que-e-pmta-de-acordo-com-a-nr13/

https://tercal.com.br/calibracao-de-manometro/

Precisa realizar uma calibração? Entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (12) 3958-1661 ou pelo nosso formulário de contato.