Emissão Acústica – EA

TERCAL Conta com os aparelhos para medição de espessura por amostragem, e varredura mais modernos do mercado com calibração INMETRO/RBC que fornecem laudo conforme as normas atuais vigentes solicitam.

A técnica de Emissão Acústica (EA) é um método de ensaio não destrutivo (END). O ensaio nos oferece uma opção de verificação da integridade física do equipamento com pequena intervenção no seu processo, uma vez que o ensaio pode ser realizado com o equipamento em operação em alguns casos. Utilizando o próprio produto de processo, diminuindo o custo da inspeção de integridade estrutural. O método é baseado na detecção de ondas acústicas emitidas por um material em função de uma força ou deformação aplicada sobre ele.

Caso este material apresente trincas, descontinuidades ou defeitos, a sua propagação irá provocar ondas acústicas detectadas pelo sistema.

Algumas Vantagens: A utilização de uma técnica de avaliação global como a Emissão Acústica produz os seguintes benefícios diretos: Redução das áreas a inspecionar, com a consequente redução do tempo de indisponibilidade do equipamento; Detecção e localização de descontinuidades com significância estrutural para as condições de carregamento durante o ensaio; Possibilidade de avaliação de locais com geometrias complexas, impraticáveis para a utilização de END’s convencionais; Realização do ensaio em operação.

Exemplo de Limitação: Não-detecção de descontinuidades estáveis, que não comprometem a integridade estrutural, assim como não dimensionamento do defeito e tão pouco indicação de sua morfologia. Daí a necessidade de ensaios complementares de ultrassom e partículas magnéticas. Aplicações Como a faixa da frequência do processamento de sinais neste ensaio varia numa extensa faixa de 30 Khz a 1 Mhz (banda larga), a gama de aplicações é também bastante ampla no que tange à manutenção predial e à inspeção de equipamentos.

  • Aplicações:
  • Indústria química e de petróleo;
  • Indústria de utilidades e nuclear;
  • Soldagem; • Engenharia civil;
  • Indústria eletrônica;
  • Indústria aeroespacial;
  • Engenharia biomédica;
  • Monitoração de processos de fabricação.

Exemplo Prático: Monitoramento de Tubulações com os ensaios por Emissão Acústica permitem a inspeção de longos trechos de tubulações, de forma significativamente rápida. O monitoramento é realizado com a instalação de sensores ao longo da tubulação (pontos estratégicos), os quais tornam possível a inspeção mesmo em áreas de difícil acesso.

A grande vantagem técnica é a capacidade de inspecionar a totalidade da estrutura, mesmo em áreas praticamente inacessíveis, e com mínimo acesso à superfície, permitindo a detecção de defeitos em soldas, laminações e vazamentos.

Dentre as vantagens que apresenta em relação às demais técnicas existentes podem-se destacar: facilidade de aplicação; baixo custo; possibilidade de realização dos ensaios com o equipamento em operação, eliminando a necessidade de interrupções do seu funcionamento; detecção e análise de defeitos em tempo real; relativa imunidade a ruídos eletromagnéticos; possibilidade de localização tridimensional de defeitos.

Sinais acústicos, gerados no interior de equipamentos em operação ou quando submetido a esforços programados, trazem informações importantes sobre a integridade destes equipamentos. Estes sinais são geralmente associados à presença de defeitos internos ou às características próprias do funcionamento dos equipamentos e seus componentes.

A TERCAL ENGENHARIA se empenha em atender as necessidades de nossos clientes visando manter uma parceria próspera e duradoura atendendo full-time a família TERCAL ENGENHARIA em todo território nacional.

Ligue para (12) 3958-1661 ou clique aqui e entre em contato por email contato@tercal.com.br