teste hidrostático NR13

Muitas empresas precisam realizar inspeção NR13 e acabam pesquisando por teste hidrostático ou teste hidrostático em compressores na internet, por isso tire todas as suas dúvidas com esse conteúdo que preparamos para você.

O que é teste hidrostático?

O teste hidrostático é um procedimento realizado para identificar vazamentos e avaliar a resistência de componentes de um sistema, à exemplo de tubos e vasos de pressão. É um processo em que os componentes de um sistema, tais como tubos, vasos de pressão são testadas para a verificação de resistência e vazamentos através do enchimento do equipamento com um líquido pressurizado.

Teste Hidrostático na NR13

13.5.4.3 Os vasos de pressão devem obrigatoriamente ser submetidos a Teste Hidrostático TH em sua fase de fabricação, com comprovação por meio de laudo assinado por PH, e ter o valor da pressão de teste afixado em sua placa de identificação.

13.5.4.3.1 Na falta de comprovação documental de que o Teste Hidrostático TH tenha sido realizado na fase de fabricação, se aplicará o disposto a seguir:

  1. Para os vasos de pressão fabricados ou importados a partir da vigência da Portaria MTE n.º 594, de 28 de abril de 2014, o TH deve ser feito durante a inspeção de segurança inicial;
  2. Para os vasos de pressão em operação antes da vigência da Portaria MTE n.º 594, de 28 de abril de 2014, a execução do TH fica a critério do PH e, caso seja necessária à sua realização, o TH deve ser realizado até a próxima inspeção de segurança periódica interna.

O Teste Hidrostático pode identificar:

  • Falhas existentes no material (de tubulações, extintores, vasos de pressão, caldeiras e mangueiras),
  • Corrosão sob tensão e propriedades mecânicas reais,
  • Localizada pontos duros que podem causar falha na presença de hidrogênio.

O Teste Hidrostático pode ser usado para examinar diversos tipos diferentes de equipamento, incluindo os oleodutos, extintores de incêndio, vasos de pressão, caldeiras, extintores de incêndio, mangueiras de incêndio e cilindros de gás.

A Norma NR 13 regulamenta os períodos de testes e inspeções nos vasos de pressão e caldeiras.

Você quer saber mais sobre teste hidrostático? Confira o que iremos explicar nesse artigo:

  • Como o Teste Hidrostático é realizado?
  • Procedimentos para realizar o Teste Hidrostático em extintores e Mangueiras.
  • Cuidados para realizar o Teste hidrostático.
teste hidrostático nr13

Por que fazer o teste hidrostático NR13?

Nós da Tercal Engenharia utilizamos o teste hidrostático quando o equipamento é submetido a algum reparo, utilizamos esse procedimento para verificar se existe algum vazamento no vaso de pressão.

Como realizar um teste hidrostático?

  • Instalação da bomba e manômetros específicos para realização do teste hidrostático;
  • Afogamento do equipamento (verificação de bolhas de ar);
  • Purga dos gases através do ponto alto do equipamento (em relação à base);
  • Pressurização do equipamento superior à PMTA;
  • Definição e cálculo da PMTA;
  • Drenagem
  • Os testes hidrostáticos NR13 serão realizados com o equipamento fora de operação, através de pressurização com fluído de teste (água), na ordem de 1,5 vezes a máxima pressão de trabalho (PMTA) e tempo estimado em 01h;
  • Desta forma, o equipamento poderá ser garantido nas operações usuais sem apresentar falhas e/ou rompimentos e ainda confirmar a ausência de vazamentos e o estado de integridade do equipamento dentro da sua faixa de operação usual;
  • Todos os THs são realizados e monitorados por manômetros com glicerina aferidos e calibrados pelo por padrões rastreáveis de calibração pela RBC, escala de 1/3 a 2/3, com frequência semestral de novas calibrações.
  • Elaboração de relatório técnico com todas as informações da inspeção.

Como o Teste Hidrostático é realizado?

O Teste hidrostático NR13 funciona enchendo completamente o componente (vaso, caldeira, etc..) com o líquido (normalmente, mas nem sempre é a água), até que uma determinada pressão seja atingida. A pressão de ensaio hidráulica muitas vezes excede a pressão de trabalho projetada do equipamento, às vezes por mais de 150%, dependendo da NBR.

A pressão é então realizada por um período específico de tempo para inspecionar visualmente a existência de vazamentos. A inspeção visual pode ser melhorada pela aplicação de um ou outro marcador ou corantes fluorescentes para o líquido, como requerido ou necessário.

Teste hidrostático é muitas vezes necessária como um teste de prova final, após a conclusão dos reparos e equipamentos é retornado ao serviço. Embora possa dizer-lhe ou não vazamentos estão presentes, um teste hidrostático não necessariamente garante a integridade do componente além do período de tempo do teste real.