VOCÊ SABE O QUE É UMA INSPEÇÃO E LAUDO DE NR13?

Caso você seja um comprador e precise de um orçamento para inspeção de um vaso de pressão, instalado em sua empresa, solicite um orçamento através dos contatos abaixo, área de contato do site ou pelo botão do Whats’App. Caso tenha dúvidas sobre laudo NR13, leia este artigo até o fim, temos muito conteúdo para apresentar para você.

O laudo de inspeção conforme NR13 é um documento legal e obrigatório conforme a norma regulamentadora do MTE(Ministério do Trabalho e Emprego) e Ministério de Economia NR13 e é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Mecânico), contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições do equipamento, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável) de equipamentos  como compressor, vasos de pressão, autoclaves, boilers e caldeiras.

Faz parte integrante do Laudo e Inspeção de NR13 a ART(CREA) e Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados. O objetivo da inspeção e do laudo técnico de NR13 é verificar a conformidade com as normas técnicas e a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

CONTRATEI UMA EMPRESA QUE FAZ LAUDO NR13, POSSO FICAR TRANQUILO?

laudo nr13

 

O laudo nr13 é muito importante para garantir a integridade do vaso de pressão  e evitar acidentes, com tantos profissionais e empresas na área de inspeção nr13, é comum que ocorram dúvidas na hora de contratar uma empresa para realizar a inspeção de caldeiras e vasos de pressão. Até porque, nem todos os profissionais estão aptos para realizar esse tipo de trabalho.

Descubra em nosso artigo quais requisitos os para escolher a empresa certa para fazer o laudo nr13 do seu equipamento!

Ao longo dos anos trabalhando na área de laudo nr13 notamos que muitos profissionais não atendem aos requisitos da NR13, infelizmente muitos profissionais abrem um CNPJ sem ter o mínimo de experiência necessária para atuar no ramo  de inspeções e atender a legislação em vigor.

O PROFISSIONAL É CADASTRADO NO CREA E TEM DIPLOMA DE ENGENHEIRO MECÂNICO, ISSO É O SUFICIENTE PARA EMITIR UM LAUDO NR13?

É importante destacar que apesar na NR13 definir que o Engenheiro Mecânico pode realizar as inspeções e o laudo nr13, somente o diploma não significa que esse profissional possui a experiência necessária para inspecionar o seu equipamento.

Muitos profissionais emitem uma ART e tiram fotos do equipamento dizendo que a inspeção foi realizada, mas atender a NR13 vai muito além disso.

A contratação do Profissional Habilitado (PH) é apenas um dos pilares exigidos na NR-13.

ANTES DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE LAUDO NR13 VERIFIQUE:

  • Verifique quantos anos essa empresa tem de mercado.
  • Quais são os seus clientes.
  • Peça um modelo de relatório.
  • Peça carta de referência de no mínimo 03 clientes.
  • Verifique se essa empresa paga todos os impostos em dia.
  • Verifique se essa empresa tem estrutura para te atender.
  • Verifique se esse profissional não acabou de sair de uma empresa concorrente  e resolveu se “aventurar” no ramo de inspeção sem ter estrutura e sem ética de trabalho, muitas vezes utilizando o padrão de relatório da empresa anterior.
  • Verifique se essa empresa é recomendada no mercado;
  • Atua de forma transparente.
  • Se a empresa possui seus passos mapeados com procedimentos internos.

Fique ligado pois nem todo relatório atende aos requisitos da NR13, não confunda preço com valor, quando uma cotação está muito abaixo da média de mercado é sinal que existe alguma coisa errada e o barato pode gerar uma não conformidade em uma auditoria, o embargo ou interdição da planta e no pior caso um acidente com vítimas.

COMO ACHAR A EMPRESA CERTA?

Com tantas universidades de engenharia mecânica abertas atualmente, o número de profissionais na área tem crescido consideravelmente. Tendo isso em vista, como saber qual profissional ou empresa é adequado para realizar uma boa inspeção de caldeiras e vasos de pressão?

Em primeiro lugar, tente procurar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. A probabilidade de uma empresa ou profissional especializado ser de qualidade e fazer a coisa da maneira como ela deve ser feita é muito maior que uma empresa ou profissional generalista.

Existem muitas empresas que fazem projetos, dão treinamentos, consultoria, manutenção, instalação e uma série de outras coisas. Aí você pergunta: “fazem inspeção também?” e elas respondem “claro que fazemos. Temos um engenheiro mecânico.” Fuja delas! Não que sejam empresas ruins, mas, a menos que seja uma empresa de grande porte, que tenha condições de manter profissionais capacitados e especializados em cada uma dessas áreas, a chance de contratar uma inspeção de um especialista em inspeções e receber uma inspeção realizada por um profissional que apenas entende superficialmente de inspeções é grande. Isso é óbvio, pois, para uma empresa conseguir operar em tantas frentes, a menos que seja de grande porte, ela deve possuir profissionais que “sabem de tudo um pouco”, mas “não sabem muito de coisa alguma”.

É NECESSÁRIO UMA EMPRESA ESPECIALISTA?

Quando você está doente, vai a um clínico geral. Ele te examina, pode pedir alguns exames, passa um remédio para amenizar a dor e te diz que “se não melhorar em uma semana, procure um especialista (otorrino, cardiologista, neurologista, nefrologista, etc.)”. Se a coisa parar, ótimo. Problema resolvido. Mas e se não para? Você vai ao especialista. Por quê? Porque ele é o profissional que estudou anos exclusivamente para aquilo. Ele atua na área há bastante tempo e tem muita experiência e conhecimento no assunto. Ele, provavelmente, já tratou dezenas ou centenas de casos como o seu e a probabilidade de ele descobrir o que você tem e te passar o tratamento correto é muito maior.

Mas qual especialista você escolhe? Provavelmente algum que sua mãe, seu pai ou algum amigo da sua confiança te indica. Por quê? Porque você vai ter a certeza que ele é um bom profissional, uma vez que ele já lidou com pessoas em quem você confia e que, provavelmente, tenha tido êxito no tratamento ou no processo.

IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO ESPECIALIZADO

Se nós fazemos isso com nossa saúde e nossos problemas, por que não faríamos com as nossas inspeções de caldeiras e vasos de pressão?

Com o inspetor de caldeiras e vasos de pressão deve ser da mesma forma. Não é porque ele é engenheiro mecânico e tem o CREA ativo que ele vai ser especialista em inspeções de segurança em caldeiras e vasos de pressão. Para tal, ele deve ter realizado cursos e treinamentos na área, deve ter grande experiência e conhecimento no assunto.

TERCAL ENGENHARIA é uma prestadora de serviços técnicos dedicados à proteger vidas e a integridade estrutural do seu equipamento e da sua empresa.  O nosso objetivo é auxilia-los no atendimento da NR-13 (Uma Norma do Ministério do Trabalho).

Ficou com dúvida ou precisa de um orçamento ou uma auditoria, sem custo,  entre em contato conosco.

laudo nr13

TERCAL ENGENHARIA é uma prestadora de serviços técnicos dedicados à proteger vidas e a integridade estrutural do seu equipamento e da sua empresa.  O nosso objetivo é auxilia-los no atendimento da NR-13 (Uma Norma do Ministério do Trabalho). Aliás, você sabe o que é NR-13?

Só para você entender, nós fazemos inspeção de Vasos sob Pressão , Caldeiras, Tanques de Armazenamento, Tubulações em atendimento à NR-13.

Em resumo o objetivo da inspeção NR13 é verificar se o equipamento está apto a operar e seguro, por isso fazemos a inspeção da estrutura do vaso / caldeira e verificamos se não tem nenhuma trinca ou corrosão severa ou algum fator que ofereça risco, além disso calibramos a válvula de segurança (ela é responsável por aliviar a pressão caso ocorra uma sob pressão no equipamento, é como se fosse uma panela de pressão de cozinha, mas maior e consequentemente bem mais perigosa.

Além disso calibramos o manômetro que indica a pressão do equipamento, identificamos o equipamento  com a sua categoria, classe e TAG, emitimos o Laudo e os certificados com ART emitida por um Profissional Habilitado, abrimos um livro de registro para que o cliente anote todas as informações de manutenção e ocorrências no livro e se necessário reconstituímos o prontuário do equipamento (documento que o fabricante fornece, mas muitas vezes é extraviado ao longo dos anos, no entanto a NR-13 exige que o equipamento tenha essa documentação.)

Quais empresas devem contratar o serviço de emissão de laudo NR13 em Caldeira e Vasos de Pressão?

Não importa se você é dono de uma borracharia / posto de gasolina que possui apenas um compressor ou é Gestor de uma grande Indústria repleta de vasos de pressão, tubulações, tanques de armazenamento, caldeiras e vasos de pressão,  você precisa atender aos requisitos da NR-13.

Muitas vezes os Gestores de grandes indústrias não conseguem realizar uma gestão NR-13 eficiente, visto que os Gestores não possuem tempo e muitas vezes não possuem conhecimento, é aí que a TERCAL entra fazendo uma auditoria em campo e documental, com isso o cliente terá um controle NR-13 atualizado  que mostra exatamente a situação atual da planta e com isso ele consegue elaborar um plano de ação para inspeção e calibração de todos os itens enquadrados na NR-13.

Quem pode assinar/emitir o laudo de NR13 em caldeiras e vasos de pressão?

Somente um profissional habilitado (Engenheiro Mecânico) pode assinar um laudo de inspeção em caldeiras, compressores, vasos de pressão, autoclaves, boilers e tubulações.

O que acontece cas a minha empresa não tenha o laudo de NR13 em caldeiras e vasos de pressão?

Caso um auditor faça uma auditoria e a empresa não possua os laudos de inspeção NR-13 a empresa pode ser multada e o equipamento / processo produtivo pode ser paralisado, o que gera um prejuízo inestimável. Além disso, caso ocorra um acidente na planta e a empresa não possua os laudos de inspeção a seguradora pode se recusar a pagar o seguro alegando imprudência, vale destacar também que sem os laudos o Corpo de Bombeiro não libera o AVCB da empresa, ou seja além de acidentes a ausência da NR-13 pode causar grandes prejuízos financeiros, principalmente agora com a implantação do e-social que promete intensificar as auditorias nos próximos anos.

Você  está preparado para ser surpreendido por uma auditoria? Não sabe por onde começar? Fique tranquilo, temos um time preparado para  simplificar a sua Gestão e atender a todos os requisitos da  NR-13,  trabalhamos para levar segurança e qualidade acima do padrão aos nossos clientes. Atuamos em todo o território nacional.

Quanto custa uma inspeção e emissão do laudo de NR13 em caldeiras, compressores e vasos de pressão?

O preço/valor  pode variar de acordo com a quantidade de vasos de pressão (compressores, autoclaves, tubulações, tanques de armazenamento, caldeiras), quantidade de válvulas, manômetros e dispositivos de segurança, localização da empresa e forma de pagamento (contrato anual normalmente é mais vantajoso para o clientes, pois nesse caso o cliente paga uma parcela fixa mensal.

O que é feito em uma Inspeção NR13 e Laudos Técnicos?

  • Classificação do vaso de pressão conforme NR-13;
  • Inspeção visual externa;
  • Inspeção visual interna;
  • Teste Hidrostático;
  • Cálculo da pressão máxima de trabalho admissível com memorial de cálculo;
  • Relatório fotográfico;
  • Ensaio técnico por ultrassom;
  • Medição de espessura por ultrassom;
  • Placa de identificação do equipamento;
  • Livro de Registro de segurança conforme os itens da NR13;
  • Inspeção e emissão de laudo em vasos de pressão, compressor, caldeiras, autoclaves, boilers e tubulações conforme NR13.
  • Reconstituição de Prontuário NR-13;
  • Emissão de ART (CREA).

Quando deve ser feita a inspeção e o laudo de NR13 nas caldeiras e vasos de pressão?

A periodicidade da inspeção nos vasos de pressão, caldeiras, compressores e tubulações depende da categoria (conforme tabela). No entanto o Profissional Habilitado (Engenheiro Mecânico) pode recomendar a redução desse prazo para um melhor monitoramento da taxa de corrosão e condições do vaso de pressão.

A inspeção de segurança periódica, constituída por exames externo e interno em vasos de pressão, deve obedecer aos seguintes prazos máximos estabelecidos a seguir:

Notas:

a)Considerar volume em m³ e pressão em MPa;

b)Considerar 1 MPa correspondente a 10,197 kgf/cm².

Quer saber quais documentos a sua empresa precisa apresentar em auditorias além do laudo nr13? Leia este artigo até o final.