Você possui vasos depressão? Esse artigo foi feito para  você empresário, gestor de manutenção ou técnico de segurança que já sabe o que é um vaso pressão mas quer saber se a sua empresa está atendendo a todos os requisitos da   NR13 – CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO E TUBULAÇÃO no item 13.2.1

Caso você não saiba o que é um vaso de pressão, leia o artigo de link:

vasos de pressão

Vasos de pressão estão por toda a parte e é muito importante atender à NR13, muitos empresários não sabem da obrigatoriedade de realizara inspeção em seus vasos de pressão e muitas vezes são surpreendidos por auditores do Ministério do Trabalho, Corpo de Bombeiros e Seguradoras.

Entendemos perfeitamente que a Norma NR13 é muito ampla e com as atividades diárias da sua empresa,  talvez você não tenha tempo para ler a norma inteira e localizar os itens principais, afinal a NR13 é apenas uma de muitas Normas que uma empresa precisa atender,  por isso preparamos o Check-list abaixo para que você possa verificar se o seu vaso de pressão atende a todos os requisitos da NR13.

Leia também:

Confira abaixo o check-list de vasos de pressão e descubra se o seu vaso de pressão atende a todos os requisitos da NR13.

VASO DE PRESSÃO 

Características Técnicas

Marca
Modelo
Ano de Fabricação
Pressão (M.P.T.A.)
Classe
Categoria
Grupo
Fluído
Localização

ITEM

DESCRIÇÃOSIMNÃO

OBSERVAÇÕES

13.6.2a

Possui válvula ou outro dispositivo de segurança com pressão de abertura ajustada na PMTA, instalada diretamente no vaso ou no sistema que o inclui?
13.6.2bPossui instrumento que indique a pressão de operação?
13.6.3Possui afixado em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével ? 
13.6.3.1Além da placa de identificação, constam em local visível, a categoria do vaso, conforme anexo IV, e seu número ou código de identificação?
13.6.4.1Quando inexistente ou extraviado, o “Prontuário do Vaso de Pressão” foi reconstituído pelo proprietário, com responsabilidade técnica do fabricante ou de “Profissional Habilitado”?
13.6.4.2O Proprietário de Vaso de Pressão apresenta quando exigido pela autoridade competente do Órgão Regional do Ministério do Trabalho, a documentação do vaso?
13.6.5O “Registro de Segurança” é constituído por livros de páginas numeradas, pastas ou sistema informatizado ou não?
13.6.6A documentação está disponível para consulta dos operadores, do pessoal de manutenção, inclusive á representação sindical da categoria profissional predominante no estabelecimento, quando formalmente solicitado?
13.7.1O vaso de pressão está instalado de modo que todos os drenos, respiros, bocas de visita e indicadores de nível, pressão e temperatura, quando existentes, sejam facilmente acessíveis?
13.7.3aA instalação dispõe de pelo menos duas saídas amplas, permanentemente desobstruídas e dispostas em direções distintas?
13.7.3bA instalação dispõe de acesso fácil e seguro para as atividades de manutenção, operação e inspeção, sendo que, para guarda-corpos vazados, os vãos devem ter dimensões que impeçam a queda de pessoas?
13.7.3dA instalação dispõe de iluminação conforme normas oficiais vigentes?
13.7.3eA instalação possui sistema de iluminação de emergência?
13.7.5.1O “Projeto Alternativo de Instalação” foi apresentado pelo proprietário do vaso de pressão para obtenção de acordo com a representação sindical da categoria profissional predominante no estabelecimento?
13.7.6A autoria do “Projeto de Instalação” de vasos de pressão é de responsabilidade de “Profissional Habilitado”?
13.7.7O “Projeto de Instalação” contem pelo menos a planta baixa do estabelecimento, com o posicionamento e a categoria de cada vaso e das instalações de segurança?
13.8.1Possui manual de operação próprio ou instruções de operação no manual de operação da unidade onde estiver instalado, em língua portuguesa e de fácil acesso aos operadores?
13.8.2Os instrumentos e controles de vasos de pressão são mantidos calibrados e em boas condições operacionais?
13.8.3A operação de unidades que possuam vasos de pressão de categorias “I” ou “II” é efetuada por profissional com “Treinamento de Segurança na Operação de Unidades de Processo”?
13.8.10É realizada a reciclagem dos operadores por meio de constantes informações das condições físicas e operacionais dos equipamentos, atualização técnica e treinamentos?
13.9.1.1Quando não for conhecido o código do projeto de construção, é respeitada a concepção original do vaso, empregando-se procedimentos de controle do maior rigor, prescritos pelos códigos pertinentes?
13.9.2aOs projetos de alteração ou reparo são concebidos previamente sempre que as condições de projeto foram modificadas?
13.9.2bOs projetos de alteração ou reparo são concebidos previamente sempre que foram realizados reparos que possam comprometer a segurança?
13.9.4Todas as intervenções que exijam soldagem em partes que operem sob pressão são seguidas de teste hidrostático, com características definidas pelo “Profissional Habilitado”?
13.9.5Os sistemas de controle e segurança dos vasos são submetidos à manutenção preventiva ou preditiva?
13.10.1Os vasos de pressão são submetidos a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária?
13.10.4As válvulas de segurança dos vasos de pressão são desmontadas, inspecionadas e recalibradas por ocasião de exame interno periódico?
13.10.5aA inspeção de segurança extraordinária é feita sempre que o vaso for danificado por acidente ou outra ocorrência que comprometa sua segurança?
13.10.5bA inspeção de segurança extraordinária é feita sempre quando o vaso for  submetido a reparo ou alterações importantes, capazes de alterar sua condição de segurança?
13.10.5cA inspeção de segurança extraordinária é feita sempre antes do vaso ser recolocado em funcionamento, quando permanecer inativo por mais de 12 (doze) meses?
13.10.5dA inspeção de segurança extraordinária é feita sempre quando houver alteração de local de instalação do vaso?
13.10.6A inspeção de segurança é realizada por “Profissional Habilitado”?
13.10.7Após a inspeção do vaso é emitido “Relatório de Inspeção”, que possa a fazer parte da sua documentação?
13.10.9

Sempre que os resultados da inspeção determinarem alterações dos dados da placa de identificação, a mesma é atualizada?

E aí? Os seus vasos de pressão estão de acordo com a NR13?  Caso tenha verificado algum item que você não possui ou não atende entre em contato com o nosso time, estamos preparados para facilitar a sua Gestão NR13.

Os vasos de pressão estão em toda a parte e mantê-los funcionando bem e acima de tudo com segurança é uma tarefa importante.

Ligue: (12) 3958-1966  contato@tercal.com.br ou preencha o nosso formulário.

#vempratercal #juntossomosmaisfortes

Um abraço e até a próxima

Jéssica - Tercal
Siga-me
Últimos posts por Jéssica - Tercal (exibir todos)
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *