A inspeção de integridade em caldeiras é uma exigência da NR13  apresentada no item 13.4.4.8 da Norma Regulamentadora, veja abaixo o que a norma diz:

 “No máximo, ao completar 25 (vinte e cinco) anos de uso, na sua inspeção subsequente, as caldeiras devem ser submetidas a uma avaliação de integridade com maior abrangência para determinar a sua vida remanescente e novos prazos máximos para inspeção, caso ainda estejam em condições de uso”.

Por que realizar a inspeção de integridade em caldeiras?

Milhares de  indústrias no Brasil trabalham com caldeiras instaladas em seu processo produtivo, por isso é fundamental contratar uma empresa especializada em NR13 para ajudá-lo a atender a todos os requisitos da NR13, principalmente a inspeção de integridade em caldeiras.

Se a equipe que elaborou a NR13 inseriu este item de inspeção de integridade em caldeiras é porque existe um motivo, você concorda?

Na maioria das vezes as caldeiras trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana e só param uma vez por ano ou no máximo duas vezes por ano para manutenção, imagine esse ritmo de trabalho intenso durante 25 anos?  Isso sem falar que muitas empresas de NR13 não fazem a inspeção periódica corretamente, o que pode causar muitos danos internos na caldeira.

Qual é a diferença entre a inspeção periódica e inspeção de integridade em caldeiras?

Durante a inspeção periódica da caldeira a TERCAL ENGENHARIA realiza:

  • Exame visual externo;
  • Exame visual interno;
  • Medições de espessura por ultrassom, se necessário;
  • Ensaio com líquido penetrante das soldas, se necessário;
  • Relatório fotográfico do equipamento, quando possível;
  • Cálculos de PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Admissível);
  • Testemunho do teste hidrostático, quando possível a execução;
  • Testemunho de testes operacionais e das válvulas de segurança;
  • Recomendações de possíveis reparos;
  • Fornecimento de placa de identificação atualizada;
  • Fornecimento e abertura de Livro de Registro de Segurança;
  • Elaboração de Relatório Técnico com todas as informações da inspeção;

Exame Visual Externo

  • Verificação COSTADO do Equipamento se está ou não em bom estado de conservação. Verificação de Pontos de Corrosão e Pintura;
  • Verificação dos TAMPOS do Equipamento se está ou não em bom estado de conservação ou se apresentam corrosão;
  • Verificação das SOLDAS em Geral;
  • Verificação da BASE DE SUSTENTAÇÃO do Equipamento.

Exame Visual Interno

  • Verificação das Paredes, Verificação de ANOMALIAS e DEFORMAÇÕES do Equipamento;
  • Verificação de Pontos de Corrosão, e possíveis agentes (Físico-Químico) que possam interferir no processo produtivo;
  • Medições de espessura por ultrassom.

Como é possível notar a inspeção periódica de caldeira realizada pela TERCAL ENGENHARIA é bem completa, no entanto a inspeção de integridade em caldeiras exige alguns ensaios complementares para avaliar  com mais detalhes a integridade física e estrutural da caldeira.

Ensaios realizados na inspeção periódica e inspeção de integridade em caldeiras

  • Réplica Metalográfica;
  • Ensaio de Dureza;
  • Ultrassom por varredura;
  • Entre outros ensaios.

Durante o ensaio, removemos todo o isolamento térmico da caldeira para garantir que a avaliação seja completa e ofereça garantia de segurança para o cliente.

Por que devo realizar a inspeção de integridade em caldeiras?

Qual a importância da NR 13 na integridade dos equipamentos estáticos?

Além dos benefícios anteriormente apontados, a inspeção de integridade em caldeiras é uma exigência legal e as empresas que não cumprirem as exigências estão sujeitas às seguintes consequências:

  • Multas: o valor das multas aplicadas à NR 13 são variáveis, dependendo da quantidade de colaboradores que foram/estão sujeitos a riscos, bem como o tipo de risco que os equipamentos oferecem ao ambiente – o valor é aplicado a cada item considerado fora das normas, podendo envolver altas quantias;
  • Interdição do estabelecimento: dependendo da situação, o estabelecimento ou o equipamento pode ser embargado ou interditado. Isso ocorre quando responsável legal pela inspeção constatar situação de grave e iminente risco à saúde e/ou integridade física de colaboradores. Ele se baseia em critérios técnicos e, detectando riscos, propõe à autoridade regional competente a interdição do estabelecimento – de modo imediato, sendo aberto somente após efetuar todas as providências necessárias para reverter o quadro de perigo eminente.
  • Danos ao meio ambiente: dependendo da ocorrência pode haver danos ao meio ambiente – como vazamento de óleo ou outros produtos prejudiciais à natureza. E, claro, esse tipo de problemas causa um enorme desgaste à marca.
  • Prejuízos à imagem da organização: no caso de interdição de equipamento ou da empresa, além de interrupção à produção e todas as consequências advindas desse problema, a imagem da empresa sofre um impacto negativo, difícil de ser mensurado e reparado.
  • Acidentes que podem levar a perda de vidas: os equipamentos que devem ser inspecionados pela NR-13 são de alta periculosidade e se não estiverem funcionando de modo adequado podem ocasionar acidentes de enormes proporções e, em últimos casos, levar a óbito. Em outras palavras, a Inspeção NR-13 realizada de forma adequada, por profissionais capacitados, pode salvar vidas!

DESENVOLVIMENTO DA INSPEÇÃO DE INTEGRIDADE EM CALDEIRAS

Assim como mencionado pela denominação, a inspeção de integridade em caldeiras é realizada para atestar o funcionamento e estabilidade do maquinário. Nela, profissionais trabalham com etapas de verificação que podem variar de acordo com o modelo de caldeira, considerando que há processos flamotubulares e aquatubulares, porém, as etapas essenciais são:

  • Averiguar a presença de fissuras, partes quebradas da estrutura ou mesmo amassados na carcaça da caldeira;
  • Testes de pressão nas válvulas de escape;
  • Análise do funcionamento de dispositivos de segurança;
  • Medição dos diâmetros da caldeira e equipamentos de apoio;
  • Cálculo da pressão máxima de trabalho admissível;
  • Relatório e certificados atestando os serviços realizados e possíveis necessidades de reparos ou substituição de peças.

Essas etapas da inspeção de integridade em caldeiras são indispensáveis e baseiam-se nas normas regulamentadoras legalizadas em território nacional, que pontua as exigências em cada trabalho e tipo de máquinas.

INSPEÇÃO PERIÓDICA DE CALDEIRAS

manutenção de caldeira é uma exigência da Norma Regulamentadora NR-13 que serve para garantir que as caldeiras funcionem com segurança, evitando, dessa forma, acidentes e multas provenientes a não atendimentos de requisitos legais.

Respeitar a NR 13 é fundamental para obter resultados de qualidade. A inspeção periódica de caldeiras deve ser realizada por profissionais habilitados, como os engenheiros mecânicos com registro no CREA.

CONTE COM UMA EMPRESA ESPECIALISTA NO RAMO DE MANUTENÇÃO DE CALDEIRA

É muito importante a busca por uma empresa competente no ramo de manutenção de caldeira, como é um serviço de uma norma muito importante, o não cumprimento pode acarretar em diversas consequências.

inspeção periódica de caldeiras consiste de exames internos e externos realizados nos equipamentos que devem obedecer aos prazos estabelecidos conforme a NR 13.

Por isso, conte com empresas competentes no ramo como a TERCAL ENGENHARIA para uma manutenção de caldeira com alta qualidade e profissionalismo, além de muita segurança.

DÚVIDAS SOBRE MANUTENÇÃO DE CALDEIRA?

Realizando um atendimento de referência no mercado, a TERCAL ENGENHARIA é especializada no segmento de entregar aos clientes e parceiros soluções que a engenharia inteligente proporciona.

A TERCAL ENGENHARIA conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados, a empresa garante a satisfação de seus clientes por meio de equipamentos de uma metodologia inovadora e benefícios que deixam sua marca registrada há mais de 10 anos.

Os serviços prestados pela empresa, são:

Proporcionando a satisfação completa de cada solicitante, a TERCAL ENGENHARIA é uma excelente opção para quem visa um trabalho de excelência. Gostou? Entre em contato agora mesmo e saiba mais!

Conforme você deve ter notado, atender aos requisitos da NR13 é muito importante para a sua empresa, e nós da TERCAL ENGENHARIA somos especialistas na área, entre em contato com a nossa equipe e SOLICITE UM  ORÇAMENTO!

Links úteis:

Jéssica - Tercal
Siga-me
Últimos posts por Jéssica - Tercal (exibir todos)