Um compressor é um aparelho administrado para elevar a pressão do ar, hidrogênio, vapor de água, entre outras. Dessa forma, é um instrumento empregado em várias fábricas que atuam com ar comprimido em tubulações e em outras situações. Para ocorrer de forma segura e efetiva, é necessária a comprovação do funcionamento do aparelho e acessórios, legitimado por meio do laudo de compressor .

laudo de compressor

 

A NECESSIDADE DO LAUDO NR13 COMPRESSOR

Os compressores podem ser equipamentos perigosos, caso não sejam devidamente avaliados. Eles necessitam de análises periódicas para que possam realizar operações seguras. Para garantir essa precaução, o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) também acompanha o tratamento em relação à manutenção do aparelho, feita nas indústrias, inclusive cobrando o laudo de compressor e dos vasos, a fim de constatar e agilizar o procedimento.

Por essas razões, tal documento é essencial, pois ele atesta a efetividade do equipamento, além da segurança na operação dele. Assim, o laudo tecnico compressor de ar deve ser realizado por uma empresa especializada no procedimento, capaz de efetuar os processos de vistoria e manutenção necessários e, com isso, impedir punições, ameaças de explosão, acidentes laboratoriais ou quedas na produtividade.

OS PROCEDIMENTOS PARA A EMISSÃO DE LAUDO NR13

Para emitir o laudo de compressor , são administrados ensaios específicos dispostos pela NR-13. Além disso, a regra dita que é preciso aderir à estrutura do aparelho, em um ponto de fácil acesso e visível, um alerta indelével de identificação com informações como: nome do fabricante, numeração de identificação, ano, máxima pressão de atuação aplicável, índice de pressão do teste hidrostático, código de projeto e seu ano de edição. Com isso, as inspeções são realizadas de maneira anual, não podendo ser adiadas nem retardadas, com risco de autuação

QUEM PODE FAZER LAUDO DE COMPRESSOR?

O laudo de compressor somente poderá ser realizada por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Mecânico.

laudo de compressor

QUAL A IMPORTÂNCIA DE FAZER A DRENAGEM DO COMPRESSOR?

A água que acumula no interior do reservatório de ar comprimido do compressor, chamada de condensado, é proveniente do processo de operação do equipamento que gera calor no momento em que está trabalhando. Esse aumento na temperatura do ambiente faz com que as moléculas de água que estão presentes em nossa atmosfera se condensem, passando do estado gasoso para o líquido.

Esse condensado se acumula no fundo do reservatório e caso não seja retirado por meio da drenagem, ele pode ocasionar a oxidação (conhecida como ferrugem) do material no interior do equipamento e estamos falando de um processo que ocorre dentro do equipamento, ou seja, não se consegue visualizar e só é possível perceber o efeito desse fenômeno quando já causou avarias permanentes à estrutura do equipamento, com surgimento de trincas, furos e vazamentos.

Ainda assim, a melhor maneira de preservar o seu compressor é realizando o processo de drenagem do seu reservatório diariamente para evitar esse tipo de problema.

E como se faz a drenagem do reservatório de um compressor?

É feita através da abertura de um purgador manual, localizado bem abaixo do reservatório para possibilitar a total purga do condensado acumulado. Pode ser instalado também um purgador eletrônico ou dreno magnético.

 

DURANTE A INSPEÇÃO NR13 E LAUDO TÉCNICO  COMPRESSOR DE AR A TERCAL REALIZA

 

laudo tecnico compressor de ar

CALIBRAÇÃO DO MANÔMETRO COM CERTIFICADO

 

laudo de compressor

CALIBRAÇÃO DA VÁLVULA COM CERTIFICADO, LACRE E PLACA.

laudo de compressor

CALIBRAÇÃO DE PRESSOSTATO COM CERTIFICADO

laudo de compressor

ELABORAÇÃO DO LAUDO, RECONSTIUIÇÃO DO PRONTUÁRIO, ABERTURA DO LIVRO DE REGISTRO, PLACA DE INSPEÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO EQUIPAMENTO.

TERCAL ENGENHARIA — ITENS E SERVIÇOS ESSENCIAIS PROPORCIONADOS ÀS FÁBRICAS

A TERCAL é líder em laudo tecnico compressor de ar (além de  outros equipamentos), atuando no mercado de inspeções NR13 e manutenção industrial. Ao longo dos anos, consolidou-se por sua qualidade e confiança conquistadas, tornando-se referência na região. O comprometimento e a qualidade técnica de seu corpo de engenheiros resulta em um trabalho de alto padrão, cumprindo todo o rigor exigido pelas normativas e legislações vigentes e laudo compressor nr13 melhorando a performance industrial.

Leia também:

VASOS DE PRESSÃO CHECK LIST NR-13

Para saber mais sobre inspeção nr13

Ligue para 12 3958-1661 ou clique aqui e entre em contato pelo e-mail contato@tercal.com.br

laudo de compressor

laudo de compressor

Jéssica - Tercal
Siga-me
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *