Teste hidrostático compressor

Muitos clientes pesquisam no google o termo teste hidrostático compressor ou art compressor de ar quando percebem que precisam atende a Norma Regulamentado n° 13.

No entanto você sabia que teste hidrostático compressor não é mais obrigatório? Caso o compressor algum documento ou evidência (placa do fabricante que indica a pressão do Teste Hidrostático) ou um laudo anterior que comprove que já foi feita o teste não será necessário realizar o teste novamente, a menos que o Profissional Habilitado identifique essa necessidade e recomente, veja abaixo o que diz a NR13 sobre o teste hidrostático compressor:

13.5.4.3 Os vasos de pressão devem obrigatoriamente ser submetidos a Teste Hidrostático – TH em sua fase de fabricação, com comprovação por meio de laudo assinado por PH, e ter o valor da pressão de teste afixado em sua placa de identificação.

13.5.4.3.1 Na falta de comprovação documental de que o Teste Hidrostático – TH tenha sido realizado na fase de fabricação, se aplicará o disposto a seguir:

a) para os vasos de pressão fabricados ou importados a partir da vigência da Portaria MTE n.º 594, de 28 de abril de 2014, o TH deve ser feito durante a inspeção de segurança inicial;

b) para os vasos de pressão em operação antes da vigência da Portaria MTE n.º 594, de 28 de abril de 2014, a execução do TH fica a critério do PH e, caso seja necessária à sua realização, o TH deve ser realizado até a próxima inspeção de segurança periódica interna.

Assista o vídeo abaixo e saiba mais sobre o teste hidrostático compressor:

Então quer dizer que não preciso contratar uma empresa para fazer o laudo NR13?

teste hidrostático compressor de ar

Na verdade você precisa contratar uma empresa de inspeção NR13 para avaliar a integridade estrutural do compressor, calibrar os dispositivos de segurança (válvula, manômetro e pressostato), abrir o livro de registro ou atualiza-lo e abrir a art compressor de ar.

Quem exigirá essa documentação referente ao compressor?

O Laudo de NR13 é um documento obrigatório pela legislação vigente, conforme item 13 da NR-13 do Ministerio do Trabalho e Emprego(MTE) e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de AVCB e também por Seguradoras na obtenção de apólices e sinistros.

Além da abertura da art compressor de ar o que mais será feito?

Além da abertura da art compressor de ar a inspeção realizada pela nossa equipe atende a todos os requisitos da NR13:

Qual é a validade do validade laudo compressor?

A periodicidade da inspeção nos vasos de  compressores vai variar de acordo com a categoria (veja na tabela abaixo), no entanto nós recomendamos que seja feito no mínimo uma inspeção visual juntamente com o laudo de NR13 anualmente.

teste hidrostático compressor

Quanto custa uma inspeção e emissão do laudo de NR13 em compressores ?

O primeiro ponto que você deve levar em consideração é que a cada dia que passa surgem novas empresas de NR13 no mercado, muitas dessas empresas são compostas de Engenheiros Mecânicos que acabaram de se formar na faculdade e não possuem experiência com inspeção de equipamentos, além disso muitos profissionais só tiram fotos do compressor e abrem uma ART, não fazem todos os cálculos necessários para garantir a integridade do equipamento, não fazem a inspeção interna, não calibram os dispositivos de segurança e não medem a espessura do equipamento com o aparelho de ultrassom. Esse tipo de profissional costuma cobrar muito barato para fazer a inspeção, não se iluda! O barato pode ser muito caro pois uma inspeção feita incorretamente pode até ser aprovada em auditorias pois o fornecedor apresentou um “papel” mas caso aconteça um acidente o prejuízo será gigantesco.

Contrate uma empresa que cobre um preço justo com flexibilidade para pagamento nesse tempo de crise em que vivemos, mas que acima de tudo atenda a todos os itens da NR13 e garanta que a sua empresa estará segura, para isso antes de contratar verifique:

  • Quantos anos essa empresa tem de mercado.
  • Quais são os seus clientes.
  • Peça um modelo de relatório.
  • Peça carta de referência de no mínimo 03 clientes.
  • Verifique se essa empresa paga todos os impostos em dia.
  • Verifique se essa empresa tem estrutura para te atender.
  • Verifique se essa empresa é recomendada no mercado;
  • Atua de forma transparente.
  • Não contrate profissionais que só tiram fotos dos equipamentos e abrem a ART, colocando a sua empresa em perigo.

Mas respondendo a pergunta o  preço/valor poderá variar de acordo com a quantidade de equipamentos (compressores, caldeiras, autoclaves, tubulações), capacidade, acessórios e localização da empresa. De acordo com uma pesquisa de mercado realizada em janeiro de 2021 a Tercal Engenharia possui o melhor custo benefício do mercado. Solicite um orçamento!

Ainda tem dúvidas? Assista este vídeo que preparamos para você!

LINKS ÚTEIS:

Solicite um orçamento através dos contatos abaixo!

Jéssica - Tercal
Siga-me
Últimos posts por Jéssica - Tercal (exibir todos)