NR 13

Muitas Empresas possuem vasos de pressão e não sabem que precisam atender aos requisitos da NR13

A Norma Regulamentadora n° 13 estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.

O que é considerado um vaso de pressão?

De acordo com a NR 13, um vaso de pressão é um recipiente ou reservatório projetado para conter fluidos como gases ou líquidos a uma pressão interna substancialmente diferente da pressão ambiente. A diferença entre vaso de pressão e caldeiras é que no primeiro não há uma chama em seu interior.

Qual é a diferença entre uma caldeira é um vaso de pressão?

As Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia. Os Vasos de Pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da pressão atmosférica

Qual a classificação dos vasos de pressão da classe C?

CLASSE “C”: – vapor de água, gases asfixiantes simples ou ar comprimido; CLASSE “D”: – água ou outros fluidos não enquadrados nas classes “A”, “B” ou “C”, com temperatura superior a 50ºC

Quem pode executar as inspeções ténicas em vasos de pressão?

A inspeção em caldeiras, compressores, vasos de pressão, autoclaves, boilers e tubulações juntamente com a emissão do laudo de NR13 somente poderá ser realizada por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Mecânico.

Como determinar o PV de um vaso de pressão?

Para determinar o Grupo Potencial de Risco, devemos fazer a conta entre Pressão x Volume, PxV, onde ‘P” é o valor determinado pelo fabricante do vaso, chamado de Pressão Máxima de Trabalho Admissível ou simplesmente PMTA na unidade de Mpa, e seu Volume “V” em m³.

Quais os principais documentos que um vaso de pressão precisa ter?

13.5.1.6 Todo vaso de pressão deve possuir, no estabelecimento onde estiver instalado, a seguinte documentação devidamente atualizada:

a) prontuário do vaso de pressão a ser fornecido pelo fabricante, contendo as seguintes
informações:
– código de projeto e ano de edição;
– especificação dos materiais;
– procedimentos utilizados na fabricação, montagem e inspeção final;
– metodologia para estabelecimento da PMTA;
– conjunto de desenhos e demais dados necessários para o monitoramento da sua vida
útil;
– pressão máxima de operação;
– registros documentais do teste hidrostático;
– características funcionais, atualizadas pelo empregador, sempre que alteradas as
originais;
– dados dos dispositivos de segurança, atualizados pelo empregador sempre que
alterados os originais;
– ano de fabricação;
– categoria do vaso, atualizada pelo empregador sempre que alterada a original;
b) Registro de Segurança em conformidade com o subitem 13.5.1.8;
c) projeto de alteração ou reparo em conformidade com os subitens 13.3.3.3 e 13.3.3.4;
d) relatórios de inspeção em conformidade com o subitem 13.5.4.14;
e) certificados de calibração dos dispositivos de segurança, onde aplicável.

Onde são utilizados os vasos de pressão?

Praticamente todos os ramos de atividade, mesmo os que não utilizam caldeira, tais como indústrias plásticas, lojas de pneus, pintura industrial e outras que utilizam ar comprimido (em reservatório “pulmão”) e todas que utilizam equipamento que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, como os exemplos citados acima.

Quais as condições para as válvulas de segurança e manómetros das caldeiras?

A NR13 exige que o manômetro / manovacuômetro (indicador de pressão) instalado em vasos de pressão, caldeiras e tubulações devem ser calibrados. O manômetro indica a pressão real no interior do vaso de pressão / caldeiras, por isso a sua calibração é muito importante.

O que devo fazer se possui algum vaso de pressão?

Você precisa contratar uma empresa de inspeção NR13 para realizar a inspeção inicial no vaso de pressão, essa inspeção é uma das primeiras a ser feita quando o equipamento é instalado. O objetivo é de que o vaso de pressão seja testado e examinado antes de ser ligado. Deve compreender exame externo, interno, Teste Hidrostático (quando aplicável),  a calibração dos dispositivos de segurança, abertura do livro de registro, reconstituição do prontuário (quando aplicável) e abertura da ART.

O que deve constar no vaso de pressão além da placa de identificação?

Você precisa contratar uma empresa de inspeção NR13 para realizar a inspeção inicial no vaso de pressão, essa inspeção é uma das primeiras a ser feita quando o equipamento é instalado. O objetivo é de que o vaso de pressão seja testado e examinado antes de ser ligado. Deve compreender exame externo, interno, Teste Hidrostático (quando aplicável),  a calibração dos dispositivos de segurança, abertura do livro de registro, reconstituição do prontuário (quando aplicável) e abertura da ART.

Quais os principais dispositivos que um vaso de pressão precisa ter?

A falta de qualquer um dos itens abaixo, constitui RGI (risco grave e iminente) e são motivos de embargo ou interdição do equipamento além de multas.

Todo vaso de pressão precisa ter, no mínimo:

— Válvula ou outro dispositivo de segurança com pressão de abertura ajustada em valor  igual ou inferior à PMTA, instalada diretamente no vaso ou no sistema que o inclui.

— Dispositivo de segurança contra bloqueio inadvertido da válvula quando esta não estiver instalada diretamente no vaso.

— Instrumento que indique a pressão de operação (manômetro).

A Tercal Engenharia é uma empresa especializada em inspeções de segurança e treinamentos, tornando-se referência nesse setor há mais de 10 anos.

A empresa atua diretamente em soluções de NR 13 para atender da melhor maneira possível os clientes. Sediada no Vale do Paraíba a empresa atende todo o Brasil com serviços de:

Contando com uma equipe de profissionais altamente qualificados, a TERCAL ENGENHARIA é pioneira em seu ramo de atuação, por isso está pronta para atender às novas necessidades do mercado de maneira rápida e eficaz, garantindo sempre a qualidade esperada e obedecendo às normas vigentes na execução de seus serviços. Gostou? Então, entre em contato agora mesmo com a empresa e saiba mais sobre os serviços oferecidos!

Encontrou o que procurava? Solicite um Orçamento Agora!

Links úteis:

Jessica
Últimos posts por Jessica (exibir todos)