O que é medição de espessura?

Medição de espessura em tubulações

O ensaio de medição de espessura em tubulações é um método de avaliação não destrutivo, que possui como alvo detectar em variados modelos de objetos produzidos com ferro ou não, a eliminação de espessuras que tem a capacidade de acontecer por conta dos procedimentos esmeris ou cáusticos.

O ensaio de medição de espessura é um método de ensaio não destrutivo baseado em ondas de ultrassom para detecção interna de defeitos em materiais ou para a medição de espessura de paredes e detecção de corrosão.

Com o ensaio de medição de espessura, uma onda de som ultra-sônica pulso-ecoante é enviada através do material. Esta onda será interrompida e então parcialmente devolvida, de pontos com imperfeição interna ou da parte posterior da parede do material – respectivamente, capturar e analisar o retorno do som junto a informação útil coletada para fornecer informação sobre a localização e orientação de imperfeição e a espessura da parede do material.

A técnica Ultrasônica com A SCAN – B SCAN é a ferramenta de maior aplicabilidade para a avaliação de integridade em equipamentos industriais, por permitir a detecção de descontinuidades não obtida por outras metodologias ultra – sônicas convencionais.

Quando fenômenos corrosivos como: pites ou alvéolos são localizados, a morfologia, dimensões e profundidade dos mesmos são apresentadas na tela do monitor acoplado ao sistema do aparelho.

Desta forma além da espessura remanescente da região sob avaliação, imagens gráficas (fotografias) das regiões de maior interesse poderão ser geradas através de um vídeo printer acoplado ao sistema do aparelho.

Os ensaios de medição de espessura podem ser usados nas seguintes aplicações: Inspeções em dutos, tubulações, vasos de pressão, tanques atmosféricos, colunas, trocadores de calor, etc.s

Os critérios de aceitação definem se a indicação é ou não aceitável (um defeito). A SCAN – B-SCAN.

Como medir a espessura de um tubo?

O ensaio medição de espessura é um método de avaliação não destrutivo, que possui como alvo detectar em variados modelos de objetos produzidos com ferro ou não, a eliminação de espessuras que tem a capacidade de acontecer por conta dos procedimentos esmeris ou cáusticos.

O que são Ensaios Não Destrutivos (END)?

Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção.

Os END estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos e são amplamente utilizados nos setores de petróleo/petroquímico, químico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico e de papel e celulose, entre outros. Eles contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam.

Os END incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas.

Para obter resultados satisfatórios e válidos, os seguintes itens devem ser considerados como elementos fundamentais para os ensaios:

 Pessoal treinado, qualificado e certificado;
 Equipamentos calibrados;
 Procedimentos de execução de ensaios qualificados com base em normas e critérios de aceitação previamente definidos e estabelecido.

O que é ensaio visual?

O Ensaio Visual é uma das mais antigas atividades nos setores industriais, e o primeiro Ensaio Não Destrutivo aplicado em qualquer tipo de peça ou componente, estando associado a outros ensaios de materiais.

Além disso, é um importante recurso na verificação de alterações dimensionais, padrão de acabamento superficial e na observação de descontinuidades superficiais visuais em materiais e produtos em geral, tais como trincas, corrosão, deformação, alinhamento, cavidades, porosidade, montagem de sistemas mecânicos e muitos outros.

O que é ensaio visual?

A inspeção visual em soldagem começa com o exame do material, antes do início da fabricação. É uma prática que pode eliminar condições que tende a causar defeitos na solda. Nesta fase são verificado por exemplo: tipo de material, condições da superfície (óxido, irregularidade, dimensões, etc), etc.

Antes da soldagem o inspetor deve verificar todas as fases de preparação da junta, principalmente os fatores que podem afetar a qualidade da junta soldada, como: Tipo de chanfro; Dimensões; Limpeza da região a ser soldada; Alinhamento da junta; etc.

O que é o ensaio de estanqueidade?

O ensaio de estanqueidade é uma técnica de inspeção não destrutiva que permite não só localizar o vazamento de um fluído, seja ele líquido ou gasoso, como também medir a quantidade de material vazando, tanto em sistemas que operam com pressão positiva ou que trabalham com vácuo

Os vazamentos ocorrem nas descontinuidades presentes em juntas soldadas, brasadas, coladas, rosqueadas, encaixadas ou seladas por pressão, bem como em flanges, tampas, válvulas, selos de vedação, conexões, etc.

MEDIÇÃO DE ESPESSURA EM TUBULAÇÕES PARA VARIADAS RAMIFICAÇÕES DA INDÚSTRIA

Medição de espessura em tubulações é uma atividade realizada em diversos segmentos industriais, e visa determinar se a tubulação possui a espessura desejada. Desta forma, é possível obter o total controle da infraestrutura de transporte de gases e líquidos, evitando qualquer tipo de gargalo.

O método de medição de espessura em tubulações é simples e engloba equipamentos especiais afim de cumprir com a adequaçãoàs normas de qualidade e segurança necessárias para este tipo de medição. Faz-se necessário, assim, contar com profissionais experientes para que a medição de espessura em tubulações seja exata e com chances nulas de aparecimento de quaisquer problemas futuros. Caso isso acontecesse, seria devido ao uso de tubulações com espessuras diferentes das apresentadas na medição,em razão de erro humano.

A medição de espessura em tubulações permite uma análise exata da espessura. Mesmo em circunstâncias em que haja tubulações pintadas ou frias, o procedimento pode ser realizado de forma rápida e sem causar qualquer tipo de dano às tubulações nas quais são aferidos tais procedimentos, o que torna a medição de espessura uma etapa rápida que não incorrena necessidade de interrupção da linha de transporte pela tubulação por longos períodos de tempo.

medição de espessura em tubulações pode ser operada em tubulações de constituição material variada e sem que haja qualquer tipo de variação na medição, pois os equipamentos de última geração operam de uma forma que ignora tanto a temperatura como o material de fabricação do tubo, proporcionando resultados mais precisos. Por isso, garanta a melhor medição de espessura em tubulações com a TERCAL ENGENHARIA.

A Tercal Engenharia é uma empresa especializada em inspeções de segurança e treinamentos, tornando-se referência nesse setor há mais de 10 anos.

A empresa atua diretamente em soluções de NR 13 para atender da melhor maneira possível os clientes. Sediada no Vale do Paraíba a empresa atende todo o Brasil com serviços de:

Contando com uma equipe de profissionais altamente qualificados, a TERCAL ENGENHARIA é pioneira em seu ramo de atuação, por isso está pronta para atender às novas necessidades do mercado de maneira rápida e eficaz, garantindo sempre a qualidade esperada e obedecendo às normas vigentes na execução de seus serviços. Gostou? Então, entre em contato agora mesmo com a empresa e saiba mais sobre os serviços oferecidos!

Links úteis:

Jessica
Últimos posts por Jessica (exibir todos)