As Inspeções de Segurança em equipamentos pressurizados tem como objetivo principal monitorar sua vida útil e cumprir as exigências mínimas da Legislação Federal e Norma Reguladora NR 13, publicada pela portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978, garantindo que sua estrutura física suporte o regime de trabalho a ele conferido (PMTA) eliminando possíveis riscos a saúde e integridade física de pessoas. A empresa deve estar adequada a NR13, as instalações devem estar de acordo com as NR’s nas fases de posicionamento dos equipamentos, ambiente seguro de trabalho, inspeção, operação e manutenção.
Tipos de inspeção NR13
Aplica-se aos seguintes equipamentos:
Resultados das inspeções – Norma regulamentadora 13:
Treinamento NR13:
Capacitação de trabalhadores “in company” principais objetivos:
Preparar o trabalhador para atender os requisitos mínimos para gestão e execução segura das atividades desenvolvidas na empresa com equipamentos pressurizados. Proporcionar oportunidade para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas nas suas funções atuais, mas também, para outras funções para as quais o colaborador possa ser considerado. Mudar a atitude dos colaboradores nos aspectos de segurança, criar um clima satisfatório entre as pessoas da organização, aumentar sua motivação e fazê-las mais receptivas as técnicas de segurança, supervisão e gerência.
NR13 – Caldeiras, vasos de pressão e tubulação e tanques metálicos de armazenamento.
Complemento:
Links úteis:
ABRAMAN Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos ABM Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas ABENDI Associação Brasileira de Ensaio Não Destrutivos e Inspeção IBP Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Bicombustíveis ANP Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis Ministério do Trabalho e Emprego – MTE CREA SP Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia