Resumo NR13

O que é a inspeção e emissão de laudo de NR13 em Caldeiras e Vasos de Pressão? Quais soluções oferecemos em inspeção e laudo de NR13? Exigências da inspeção e emissão de laudo de NR13. Quando deve ser feita a inspeção e laudo de NR13? Quem pode assinar/emitir o laudo de NR13 em caldeiras e vasos de pressão? Quanto custa uma inspeção e emissão do laudo de NR13?

O que é a inspeção e emissão de laudo NR13 em Caldeira e Vasos de Pressão?

Em resumo o objetivo da inspeção NR13 é verificar se o equipamento está apto a operar e seguro, por isso fazemos a inspeção da estrutura do vaso / caldeira e verificamos se não tem nenhuma trinca ou corrosão severa ou algum fator que ofereça risco, além disso calibramos a válvula de segurança (ela é responsável por aliviar a pressão caso ocorra uma sob pressão no equipamento, é como se fosse uma panela de pressão de cozinha, mas maior e consequentemente bem mais perigosa.

Além disso calibramos o manômetro que indica a pressão do equipamento, identificamos o equipamento  com a sua categoria, classe e TAG, emitimos o Laudo e os certificados com ART emitida por um Profissional Habilitado de acordo com os padrões exigidos pelo CONFEA, abrimos um livro de registro para que o cliente anote todas as informações de manutenção e ocorrências no livro e se necessário reconstituímos o prontuário do equipamento (documento que o fabricante fornece, mas muitas vezes é extraviado ao longo dos anos, no entanto a NR-13 exige que o equipamento tenha essa documentação.)

Quais empresas devem contratar o serviço de emissão de laudo NR13 em Caldeira e Vasos de Pressão?

Não importa se você é dono de uma borracharia / posto de gasolina que possui apenas um compressor ou é Gestor de uma grande Indústria repleta de vasos de pressão, tubulações, tanques de armazenamento, caldeiras e vasos de pressão,  você precisa atender aos requisitos da NR-13.

Muitas vezes os Gestores de grandes indústrias não conseguem realizar uma gestão NR-13 eficiente, visto que os Gestores não possuem tempo e muitas vezes não possuem conhecimento, é aí que a TERCAL entra fazendo uma auditoria em campo e documental, com isso o cliente terá um controle NR-13 atualizado  que mostra exatamente a situação atual da planta e com isso ele consegue elaborar um plano de ação para inspeção e calibração de todos os itens enquadrados na NR-13.

Quem pode assinar/emitir o laudo de NR13  em caldeiras e vasos de pressão?

Somente um profissional habilitado (Engenheiro Mecânico) pode assinar um laudo de inspeção em caldeiras, compressores, vasos de pressão, autoclaves, boilers e tubulações.

profissional habilitado nr13

O que acontece com a minha empresa não tenha o laudo de NR13  em caldeiras e vasos de pressão?

Caso um auditor faça uma auditoria e a empresa não possua os laudos de inspeção NR-13 a empresa pode ser multada e o equipamento / processo produtivo pode ser paralisado, o que gera um prejuízo inestimável. Além disso, caso ocorra um acidente na planta e a empresa não possua os laudos de inspeção a seguradora pode se recusar a pagar o seguro alegando imprudência, vale destacar também que sem os laudos o Corpo de Bombeiro não libera o AVCB da empresa, ou seja além de acidentes a ausência da NR-13 pode causar grandes prejuízos financeiros, principalmente agora com a implantação do e-social que promete intensificar as auditorias nos próximos anos.

Você  está preparado para ser surpreendido por uma auditoria? Não sabe por onde começar? Fique tranquilo, temos um time preparado para  simplificar a sua Gestão e atender a todos os requisitos da  NR-13,  trabalhamos para levar segurança e qualidade acima do padrão aos nossos clientes. Atuamos em todo o território nacional.

Quanto custa uma inspeção e emissão do laudo de NR13 em caldeiras, compressores e vasos de pressão?

O preço/valor  pode variar de acordo com a quantidade de vasos de pressão (compressores, autoclaves, tubulações, tanques de armazenamento, caldeiras), quantidade de válvulas, manômetros e dispositivos de segurança, localização da empresa e forma de pagamento (contrato anual normalmente é mais vantajoso para o clientes, pois nesse caso o cliente paga uma parcela fixa mensal.

O que é feito em uma Inspeção NR13 e Laudos Técnicos?

  • Classificação do vaso de pressão conforme NR-13;
  • Inspeção visual externa;
  • Inspeção visual interna;
  • Teste Hidrostático;
  • Cálculo da pressão máxima de trabalho admissível com memorial de cálculo;
  • Relatório fotográfico;
  • Ensaio técnico por ultrassom;
  • Medição de espessura por ultrassom;
  • Placa de identificação do equipamento;
  • Livro de Registro de segurança conforme os itens da NR13;
  • Inspeção e emissão de laudo em vasos de pressão, compressor, caldeiras, autoclaves, boilers e tubulações conforme NR13.
  • Reconstituição de Prontuário NR-13;
  • Emissão de ART (CREA).
autoclave

autoclave

caldeira

caldeira

Quando deve ser feita a inspeção e o laudo de NR13 nas caldeiras e vasos de pressão?

A periodicidade da inspeção nos vasos de pressão, caldeiras, compressores e tubulações depende da categoria (conforme tabela). No entanto o Profissional Habilitado (Engenheiro Mecânico) pode recomendar a redução desse prazo para um melhor monitoramento da taxa de corrosão e condições do vaso de pressão.

A inspeção de segurança periódica, constituída por exames externo e interno em vasos de pressão, deve obedecer aos seguintes prazos máximos estabelecidos a seguir:

INSPEÇÃO NR-13

A NR 13 é uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que trata das vistorias de segurança na operação de vasos de pressão, tubulações e caldeiras. A inspeção NR 13 é uma obrigatoriedade para as indústrias que trabalham com esse tipo de equipamento, visando à execução das atividades com a máxima segurança para os funcionários. Além do quesito segurança, a inspeção NR-13 também garante que os equipamentos funcionem corretamente e indica as manutenções necessárias, caso existam, de modo que o processo produtivo não seja interrompido e que, se houver interrupção, isso cause o menor impacto possível para a empresa.

ETAPAS DA INSPEÇÃO NR 13 E VANTAGENS

Realizada a contratação de uma empresa especializada em inspeção NR 13, as fases que sucedem podem envolver:

  • Verificação e análise de vasos de pressão;
  • Verificação e análise de caldeiras e vistoria por ultrassom;
  • Calibração, certificação e relatório de válvulas de segurança e manômetros;
  • Medição da pressão máxima de trabalho permitida;
  • Preparo do livro de segurança da empresa, atendendo aos incisos da norma regulamentadora;
  • Identificação de equipamentos e reservatórios;
  • Outros serviços relacionados à norma de inspeção NR 13.

Além de atender a uma regra importante do MTE, realizar a inspeção NR 13 oferece à empresa outros benefícios, como redução de custos com retrabalho e com parada de máquinas em caso de uma manutenção de emergência, diminuição do risco de acidentes, que podem causar danos à integridade física e à vida dos funcionários, bem como prejuízos financeiros com a substituição de tubulações em caso de um acidente de maior magnitude. Efetuar a inspeção NR 13 é a garantia de trabalhar com mais segurança e em conformidade com a legislação vigente.

TERCAL ENGENHARIA : PERITA EM INSPEÇÕES DE SEGURANÇA

Para a realização de um projeto de gestão que atenda à norma NR 13 ou para serviços de exame de caldeiras, válvulas e vasos de pressão, conte com a solidez e a experiência da TERCAL ENGENHARIA. Com uma equipe de profissionais especializados e infraestrutura completa, a TERCAL ENGENHARIA está preparada para atendimento em todo o território nacional, com compromisso de qualidade e parceria total, para garantir maior produtividade para os clientes.

PARA SABER MAIS SOBRE INSPEÇÃO NR-13

Diante das informações apresentadas é interessante para você ter mais uma opção de fornecedor na área de inspeção de caldeiras, vasos de pressão, tubulações, tanques de armazenamento, calibração de válvulas e manômetros?

Fale com um especialista! (12) 3958-1661 Solicite um orçamento agora!

LINKS ÚTEIS