teste hidrostático NR13
Muitas empresas precisam realizar inspeção NR13 e acabam pesquisando por teste hidrostático ou teste hidrostático em compressores na internet, por isso tire todas as suas dúvidas com esse conteúdo que preparamos para você.
O que é teste hidrostático?
O teste hidrostático é um procedimento realizado para identificar vazamentos e avaliar a resistência de componentes de um sistema, à exemplo de tubos e vasos de pressão. É um processo em que os componentes de um sistema, tais como tubos, vasos de pressão são testadas para a verificação de resistência e vazamentos através do enchimento do equipamento com um líquido pressurizado.
Teste Hidrostático na NR13
13.5.4.3 Os vasos de pressão devem obrigatoriamente ser submetidos a Teste Hidrostático TH em sua fase de fabricação, com comprovação por meio de laudo assinado por PH, e ter o valor da pressão de teste afixado em sua placa de identificação.
13.5.4.3.1 Na falta de comprovação documental de que o Teste Hidrostático TH tenha sido realizado na fase de fabricação, se aplicará o disposto a seguir:
- Para os vasos de pressão fabricados ou importados a partir da vigência da Portaria MTE n.º 594, de 28 de abril de 2014, o TH deve ser feito durante a inspeção de segurança inicial;
- Para os vasos de pressão em operação antes da vigência da Portaria MTE n.º 594, de 28 de abril de 2014, a execução do TH fica a critério do PH e, caso seja necessária à sua realização, o TH deve ser realizado até a próxima inspeção de segurança periódica interna.
O Teste Hidrostático pode identificar:
- Falhas existentes no material (de tubulações, extintores, vasos de pressão, caldeiras e mangueiras),
- Corrosão sob tensão e propriedades mecânicas reais,
- Localizada pontos duros que podem causar falha na presença de hidrogênio.
O Teste Hidrostático pode ser usado para examinar diversos tipos diferentes de equipamento, incluindo os oleodutos, extintores de incêndio, vasos de pressão, caldeiras, extintores de incêndio, mangueiras de incêndio e cilindros de gás.
A Norma NR 13 regulamenta os períodos de testes e inspeções nos vasos de pressão e caldeiras.
Você quer saber mais sobre teste hidrostático? Confira o que iremos explicar nesse artigo:
- Como o Teste Hidrostático é realizado?
- Procedimentos para realizar o Teste Hidrostático em extintores e Mangueiras.
- Cuidados para realizar o Teste hidrostático.
Por que fazer o teste hidrostático NR13?
Nós da Tercal Engenharia utilizamos o teste hidrostático quando o equipamento é submetido a algum reparo, utilizamos esse procedimento para verificar se existe algum vazamento no vaso de pressão.
Como realizar um teste hidrostático?
- Instalação da bomba e manômetros específicos para realização do teste hidrostático;
- Afogamento do equipamento (verificação de bolhas de ar);
- Purga dos gases através do ponto alto do equipamento (em relação à base);
- Pressurização do equipamento superior à PMTA;
- Definição e cálculo da PMTA;
- Drenagem
- Os testes hidrostáticos NR13 serão realizados com o equipamento fora de operação, através de pressurização com fluído de teste (água), na ordem de 1,5 vezes a máxima pressão de trabalho (PMTA) e tempo estimado em 01h;
- Desta forma, o equipamento poderá ser garantido nas operações usuais sem apresentar falhas e/ou rompimentos e ainda confirmar a ausência de vazamentos e o estado de integridade do equipamento dentro da sua faixa de operação usual;
- Todos os THs são realizados e monitorados por manômetros com glicerina aferidos e calibrados pelo por padrões rastreáveis de calibração pela RBC, escala de 1/3 a 2/3, com frequência semestral de novas calibrações.
- Elaboração de relatório técnico com todas as informações da inspeção.
Como o Teste Hidrostático é realizado?
O Teste hidrostático NR13 funciona enchendo completamente o componente (vaso, caldeira, etc..) com o líquido (normalmente, mas nem sempre é a água), até que uma determinada pressão seja atingida. A pressão de ensaio hidráulica muitas vezes excede a pressão de trabalho projetada do equipamento, às vezes por mais de 150%, dependendo da NBR.
A pressão é então realizada por um período específico de tempo para inspecionar visualmente a existência de vazamentos. A inspeção visual pode ser melhorada pela aplicação de um ou outro marcador ou corantes fluorescentes para o líquido, como requerido ou necessário.
Teste hidrostático é muitas vezes necessária como um teste de prova final, após a conclusão dos reparos e equipamentos é retornado ao serviço. Embora possa dizer-lhe ou não vazamentos estão presentes, um teste hidrostático não necessariamente garante a integridade do componente além do período de tempo do teste real.
Cuidados para a realização do Teste Hidrostático
Antes da realização de um teste hidrostático, deve-se considerar a gravidade específica e química do fluido de ensaio hidráulica tanto em termos de cargas e corrosão (por exemplo, teor de cloreto de água), e como isso pode afetar o equipamento. Por exemplo, alguns equipamentos de fundações e suportes de tubulação não forma concebidos para suportar as cargas. Quando cargas hidrostáticas são inaceitáveis, métodos alternativos de ensaio devem ser considerado como o teste pneumático ou outro teste de vazamento de gás. Ao usar gases (por exemplo, o ar ), o cuidado especial devem ser dado à segurança, como resultado de pressurização de gás em valores significativamente mais elevados de energia armazenada, que pode resultar em falhas catastróficas. É melhor usar um procedimento personalizado, criado por pessoal competente, para este tipo de teste.
Contratação de serviço de teste hidrostático
O teste hidrostático, para ser realizado com segurança e eficiência, exige equipamentos de qualidade e profissionais qualificados. Por isso, é muito comum que quando haja a necessidade de realização desse tipo de teste, uma empresa seja contratada.
Há no mercado diversas empresas que ofertam esse tipo de serviço. No entanto, no momento de contratação é importante que seja uma de confiança.
Para identificar uma boa prestadora de serviço verifique se essa possui alguns requisitos como: especialização na área, uma equipe de profissionais qualificados, com anos de experiência, também é importante que a empresa tenha anos de atuação no mercado, pois isso prova que é experiente no que faz.
A Tercal Engenharia conta com todos os requisitos para oferecer um teste hidrostático de eficiência. A empresa trabalha com equipamentos de alto padrão, desenvolvidos com tecnologia avançada, e conta com uma equipe com expertise. Todos os profissionais e métodos utilizados pela Tercal Engenharia são aprovados pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos (Abendi). Na Tercal Engenharia, a satisfação do cliente é garantida.
Para saber mais sobre Teste hidrostático
Ligue para 12 3958 – 1661 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.
Caso tenha gostado do texto acima, talvez você se interesse também por: