CASE 01 - PROBLEMAS GRAVES COM CALDEIRA FLAMOTUBULAR
No inicio de 2021, nos deparamos com um equipamento que nos causou grande duvida quanto a integridade profissional de alguns engenheiros. Fizemos a inspeção de uma caldeira de pequeno porte, onde no inicio, a mesma não apresentava, grandes falhas visualmente. Após abrirmos a caldeira, identificamos que, há 7 anos, o engenheiro que emitia a ART para aquele equipamento não o abria, todos os cordões estavam caídos no equipamento. Existia um excesso de fuligem devido a falha da queima do combustível (GN), Após limpeza mecânica dos tubos de gases, identificamos um tubo na segunda passagem dos gases com trinca, como o equipamento não permitia acesso para substituição somente deste tubo, fizemos o tamponamento do mesmo seguindo os padrões do NBIC parte 3. Após conclusão da inspeção dos espelhos e fornalha, começamos a inspeção interna do equipamento, onde identificamos a falta de tratamento de água, após conclusão da inspeção do lado da água, trocamos as juntas de vedação do equipamento e efetuamos o teste hidrostático com o equipamento raqueteada. Começamos a inspeção dos bocais e conexões após alcançarmos o patamar de inspeção e identificamos.
- Despressurização do equipamento, logo verificamos que teria algum ponto que seria necessário a intervenção. Nossa maior surpresa foi a quantidade de falhas que encontramos neste equipamento.
- Falha nos bocais do visor de nível
- Corrosão severa nos eletrodos de nível e garrafa
- Trinca de 380 mm na junta soldada do costado x boca de visita
- trinca longitudinal na junta soldada do costado com a chaminé (faz parte da troca térmica neste caso)
- Válvulas de segurança não atendiam ao código de projeto de caldeiras conforme ASME I
- Pressostátos de segurança sem calibração, com ajuste acima da PMTA da caldeira
Após conclusão da inspeção verificamos o nível do trabalho que era realizado pelo outro profissional, que só tirava foto do equipamento, e não fazia a inspeção de maneira correta. Detalhamos ao cliente as falhas e solicitamos a remoção geral do isolamento térmico da caldeira, para avaliar 100% do costado da caldeira, visto que tínhamos encontrados estas diversas e graves falhas. O cliente liberou a execução dos serviços adicionais e entramos com a equipe de reparo para fazer a manutenção da caldeira.
- O que fizemos?
- Fabricação e instalação de nova garrafa de nível na caldeira
- Tamponamento de 1 tubo conforme NBIC CODE PARTE 3
- Remoção e reconstituição de 100% do isolamento com lã de rocha e alumínio 0,8mm
- Fornecimento de novas válvulas de segurança ASME I
- Elaboração do projeto de alteração e reparo da caldeira
- Reparo dos pontos elencados na inspeção
- Ensaios não destrutivos de ultrassom e liquido penetrante
- Teste hidrostático 1,5 a PMTA
- startup do equipamento.
Tem duvidas quanto os serviços que estão fazendo em seu equipamento, dê a nós uma oportunidade de mostrar como trabalhamos e tire suas conclusões.
Eng. Célio Maciel
Slide 2
Tercal Engenharia
Localização
•MATRIZ:
Avenida Elmira Martins Moreira, 5, Sala n°3 – Altos de Santana, Jacareí – SP CEP: 12306-730
• ALMOXARIFADO:
Rua São José dos Campos, 165 – Jd. das Industrias, Jacareí -SP CEP:12306-001
ENVIE UM E-MAIL
Entre em contato conosco
Telefone – (12) 3958-1661
Whatsapp – (12) 98161-1944