NR13 resumida: Afinal o que é nr13?
Elaboramos esse vídeo rápido para mostrar os principais itens da NR13, assista agora no link abaixo:
Você deve estar se perguntando o que é nr13? Talvez devido a correria do dia a dia você não tem tempo para ler a NR13 completa e precisa de um resumo rápido e objetivo para saber o que é nr13? Este artigo foi feito para você.
O que é NR13?
Eventualmente você já deve ter ouvido falar na norma regulamentadora n° 13. Ela visa implementar regras para o uso, inspeção, instalação e manutenção de caldeiras a vapor, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos. Anteriormente criada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego e atualmente administrada também pelo Ministério da Economia.
Quais são os equipamentos enquadrados na NR13?
Os equipamentos enquadrados na NR13 são os vasos de pressão, caldeiras, tubulações com fluído classe A e B e tanques de armazenamento.
Quais documentos são exigidos pela NR13?
Devido aos equipamentos tratados na NR 13 representarem um grande risco, caso não sejam tomadas as devidas medidas de segurança adotadas na norma para sua operação, manutenção e inspeção, a legislação exige que os mesmos possuam uma série de documentações. Sendo assim, os documentos exigidos são:
Caldeiras
- Prontuário;
- Registro de Segurança;
- Projeto de Instalação;
- Projeto de Alteração ou Reparo;
- Relatórios de Inspeção de Segurança;
- Certificados de calibração dos dispositivos de segurança;
- Análise de integridade e vida remanescente (caldeiras acima de 25 anos).
Vasos de Pressão
- Prontuário;
- Registro de Segurança;
- Projeto de Alteração ou Reparo;
- Relatórios de Inspeção de Segurança;
- Certificados de calibração dos dispositivos de segurança.
Tubulações
- Especificações aplicáveis às tubulações ou sistemas;
- Fluxograma de engenharia;
- Projeto de Alteração ou Reparo;
- Relatórios de Inspeção de Segurança;
- Registro de Segurança;
Tanques Métálicos
- Folha de dados;
- Desenho geral;
- Projeto de Alteração ou Reparo;
- Relatórios de Inspeção de Segurança;
- Registro de Segurança;
O que acontece caso a minha empresa não atenda aos requisitos da NR13?
O não atendimento a NR13 pode gerar multas de acordo com valores apresentados na NR28, além disso a empresa ou equipamento pode ser interditado, a empresa pode levar não conformidades em auditorias, ter o AVCP negado pelo Corpo de Bombeiros e por último mas não menos importante pode acontecer um acidente com potencial gigantesco causando morte e destruição da planta ou empresa.
Recebi uma auditoria surpresa e estão me pedindo o laudo NR13 dos meus equipamentos e agora?
Muitos clientes entram em contato com a TERCAL ENGENHARIA, após receberem uma auditoria surpresa, muitas vezes eles não atendem à NR13 por falta de conhecimento, muitos empreendedores e Gestores não sabem da obrigação de seguir a todos os requisitos da NR-13, mas fique tranquilo estamos aqui para te ajudar, entre em contato com a nossa equipe, temos plantão 24 horas, 7 dias por semana para te atender.
Qual é o maior problema da NR13?
A falta de fiscalização é um dos maiores problemas no que se refere a NR-13. Isso faz com que muitas indústrias que possuem um grande número de vasos de pressão que são considerados equipamentos de alto risco, não busquem a sua devida adequação, ou enquadramento. Em alguns casos, a ausência de fiscalização é real, e sem dúvidas, por estarmos tratando de equipamentos de alto risco, a falta de fiscalização e manutenção é um problema extremamente grave.
Gostou do nosso artigo da NR13 Resumida?
Acesse o nosso formulário clicando aqui ou se preferir ligue (12) 3958-1661 ou mande um e-mail para contato@tercal.com.br
Links úteis:
ABRAMAN Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos ABM Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas ABENDI Associação Brasileira de Ensaio Não Destrutivos e Inspeção IBP Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Bicombustíveis ANP Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis Ministério do Trabalho e Emprego – MTE CREA SP Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia