Inspeção de Vasos de Pressão NR13
A TERCAL é especializada em inspeção de integridade estrutural de equipamentos estáticos, A inspeção de segurança em vasos vai muito além de evitar multas e penalidades por parte do Ministério do Trabalho (Ditada pela NR-28).
No Brasil a norma que rege a inspeção em vasos de pressão é a NR13, e a mesma dita os requisitos mínimos para segurança na operação destes equipamentos. existem 4 tipos de inspeções de integridade estrutural em vasos de pressão determinadas pela NR13 e cada uma deve ser realizada em oportunidades pré-definidas nos itens da norma. O item 13.5 da NR13 descreve todos assuntos relacionados a vasos de pressão. Os itens 13.1, 13.2 e 13.3 falam de assuntos gerais para Caldeiras, vasos de pressão e tubulações. Abaixo abordamos os tipos de inspeção e quando elas devem ser aplicadas.
VASOS DE PRESSÃO
Vasos de pressão são todos os recipientes estanques de qualquer tipo, formatos, dimensões ou finalidades, sujeitos ou não à chamas, fundamentais nos processos industriais que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento.
Tipos de Inspeção de Vasos de Pressão:
INSPEÇÃO INICIAL
A Inspeção de segurança inicial deve ser realizada em vasos de pressão novos, antes de ser colocados em operação no local definitivo de instalação. Deve ser realizado inspeção externa, inspeção interna e o teste hidrostático deve ser obrigatoriamente realizado em sua fase de fabricação para comprovar a estanqueidade do equipamento. Habitualmente a TERCAL realiza montagem de equipamentos estáticos e acompanha seu start-up realizando este tipo de inspeção com qualidade comprovada e profissionais comprometidos com a segurança na operação de equipamentos de unidade de processo.
INSPEÇÃO PERIÓDICA
A Inspeção de segurança periódica deve ser realizada em vasos de pressão de categoria “I”; “II”; “III”, “IV” e “V”, antes do laudo de inspeção realizado anteriormente vencer, visto que o atraso na inspeção de segurança periódica pode prejudicar a empresa em alguma auditoria que por ventura solicitar a documentação do equipamento, até que seja realizada a inspeção de segurança periódica e o equipamento seja liberado pela TERCAL para operação. Deve ser realizado inspeção externa, inspeção interna e o teste hidrostático fica a critério do PH, sendo executado caso a caso. Habitualmente a TERCAL realiza fabricação e manutenção de vasos de pressão e elabora o PAR – Projeto de alteração e reparo, Com qualidade comprovada e profissionais comprometidos com a segurança na operação de caldeiras.
INSPEÇÃO EXTRAORDINÁRIA
A Inspeção de segurança extraordinária deve ser realizada em vasos de pressão de todas as categorias, sempre que o vaso de pressão for danificada por acidente ou ocorrência que comprometa a segurança na operação do equipamento, quando o vaso de pressão for submetido a alteração ou reparo que modifique as condições iniciais pré-determinadas pelo fabricante, capazes de interferir nas condições de segurança do equipamento, Nestes casos deverá ser elaborado um PAR – projeto de alteração e reparo realizado por empresa especializada com ART – de PH na NR-13 “Engenheiro Mecânico”. Antes do vaso de pressão ser recolocado em funcionamento, se o mesmo permaneceu por mais de 12 meses fora de operação. Quando houver a mudança de layout ou local de instalação do vaso de pressão, exceto para vasos móveis.
INSPEÇÃO DEINTEGRIDADE ESTRUTURAL
Diz-se que um equipamento esta integro quando atende ás funções pelas quais o mesmo foi projetado. Suporte os carregamentos máximos de trabalho, e apresente um comportamento confiável no que condiz a sua previsibilidade e repetibilidade nos ciclos de operação que forem necessários para sua vida útil de serviço. A avaliação de integridade estrutural é o empenho de técnicas e procedimentos que permitem acompanhar e estabelecer a situação de dano a estrutura para prever sobre quaisquer comportamentos futuros e indicar sua necessidade de monitoramento, recuperação, reforço ou até retirada de funcionamento dos vasos de pressão.
Tipos de vasos de pressão que inspecionamos e ramos da indústria!
REATOR QUIMICO
TANQUE PULMÃO
SEPARADOR DE AR/ÓLEO
AQUECEDOR
ACUMULADOR HIDRÁULICO
TANQUE CRIÔGENICO
ESFERA DE ARMAZENAMENTO
TANQUE DE GLP
FILTROS DE ÁGUA
VASOS DE AMÔNIA
Vasos de CO²
VASOS EM CERVEJARIA
VASOS COM SERPENTINA
HOSPITALARES
AUTOCLAVES
FILTROS DE ÁGUA
COMPRESSORES
VASOS DE PRODUÇÃO EM SÉRIE
Inspeção de vasos de pressão – Nosso escopo de serviços
Os principais serviços executados:
- Inspeção e Laudos NR-13 conforme portaria N°1.084 de 2017;
- Elaboração e Supervisão do Plano de Inspeção de vasos de pressão;
- Planejamento de Inspeções Inicias, Periódicas e Extraordinárias, NR-13;
- Elaboração e Reconstituição de Prontuário, NR-13;
- Calibração de Válvula de Segurança / Alívio, pressostato, termômetro e manômetro;
- Manutenção Válvula de Segurança / Alívio, pressostato, termômetro e manômetro;
- Elaboração de Memorial de Cálculo Estrutural Mecânico;
- Execução de Teste Hidrostático e Estanqueidade;
- Acompanhamento de fabricação e montagem;
- Ensaios não destrutivos – END´s (Convencionais e Especiais);
- Medição de espessura de parede com ultrassom;
- Elaboração de desenhos;
- Inspeção de Equipamentos;
- Enquadramento do equipamento a NR-13;
- Registro fotográfico da inspeção;
- Recálculo da PMTA conforme a norma de fabricação.
Também em nosso escopo, oferecemos o serviço de manutenção industrial e reparo em Vaso de Pressão.
Os principais serviços executados:
- Serviços de soldagem com fornecimento de soldador, máquina de solda e consumível;
- Fornecimento de documentação de soldagem: EPS, RQPS, RQS e IEIS;
- Substituição e reparo de solda;
- Montagem Industrial;
- Elaboração de PAR – Projeto de Alteração e Reparo;
- Data Book;
- Aquecedores de fluídos térmico.
- Compressores.
- Separadores de condensado.
- Pulmão de Vácuo.
- Pulmão de ar comprimido
- Autoclaves industriais.
- Autoclaves hospitalares.
- Separadores de ar/óleo.
- Reservatórios esféricos.
- Reservatórios verticais.
- Reservatórios horizontais.
- Reservatórios criogênicos.
- Trocadores de calor.
- Boilers.
- Chillers.
- Compressores.
- Acumuladores de fluído.
- Reatores, etc.
Tenho um vaso de pressão, que se enquadra na nr13, quais documentos preciso apresentar em uma auditoria?
Muitos clientes entram em contato com a TERCAL ENGENHARIA, após receberem uma auditoria surpresa, muitas vezes eles não atendem à NR13 por falta de conhecimento, muitos empreendedores e Gestores não sabem da obrigação de seguir a todos os requisitos da NR-13, mas fique tranquilo estamos aqui para levar informação e facilitar a sua Gestão NR13.
O primeiro ponto importante é que não importa se você é dono de uma borracharia / posto de gasolina que possui apenas um compressor ou é Gestor de uma grande Indústria repleta de vasos de pressão, tubulações, tanques de armazenamento, caldeiras e vasos de pressão, você precisa atender aos requisitos da NR13.
Mas vamos parar de teoria e ir para a prática, digamos que você tenha um compressor em sua empresa, o que precisa fazer? Vamos ver o passo a passo de um processo de Inspeção de Vasos de Pressão NR13:
Após entrar em contato com a TERCAL realizaremos uma visita para vistoria das instalações, identificaremos de cada Vaso de Pressão da Rede a ser inspecionado de acordo com sua respectiva localização.
Faremos o Exame de documentação existente e preparação dos documentos complementares necessários, incluindo Livro de Segurança para Registro de Ocorrências;
– Exame Externo e visual do Equipamento e respectivos Componentes, Registros, Suportes e, estado geral como conservação e pintura;
– Verificação dos Componentes e seu funcionamento;
– Verificação da PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Admissível);
– Medição de espessura da chapa com Aparelho Medidor de espessura por Ultrassom;
– Realizaremos a calibração da Válvula de Segurança com lacre e placa de calibração conforme abaixo:
– Realizaremos a calibração do Manômetro com adesivo resistente a intempérie, conforme abaixo:
– Realizaremos a calibração do Pressostato com adesivo resistente a intempérie, conforme abaixo:
– Fornecimento de documentos por meio digital e físico.
– Emissão do Relatório de Inspeção + Certificado de calibração dos componentes de segurança após conclusão dos serviços;
–(A Anotação de Responsabilidade Técnica – ART – CREA-SP, será emitida e entregue junto ao laudo).
– Fornecimento de mão de obra especializada e ferramental necessário:
– Quando aplicável e a critério do Profissional Habilitado realizamos também Teste Hidrostático no vaso de pressão e Reconstituição do Prontuário do Fabricante em atendimento à NR-13:
Precisa de um orçamento ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe
INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO – ATENDIMENTO A NORMA REGULAMENTADORA NR-13
Equipamentos que contêm fluidos sob pressão externa ou interna, os vasos de pressão são reservatórios com tipos, dimensões e finalidades diferentes, ou seja, vão de acordo com a necessidade de cada processo dentro da indústria. Mesmo vasos que operam com vácuo estão submetidos a essas pressões.
A inspeção de vasos de pressão deve ser realizada antes mesmo de sua entrada em operação, bem como em períodos definidos na NR-13. Vale lembrar ainda que, caso haja fiscalização, e os vasos de pressão não atendam aos requisitos da NR-13 relacionados à instalação, operação, manutenção e inspeção, visando à segurança e a saúde dos trabalhadores, o estabelecimento é passível de penalidades vigentes conforme a NR-28.
ACESSE TODO O ESCOPO DE INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO NA NOSSA PÁGINA DE SERVIÇOS!
Condicionada pela Norma Regulamentadora NR-13, a TERCAL ENGENHARIA é referência na área da engenharia de inspeção de vasos de pressão e integridade de equipamentos e possui grande expertise na realização de inspeção com avaliação da condição operacional, bem como, manutenção, ensaios, reparos e testes de vasos de pressão.
Com profissionais extremamente qualificados, certificados e habilitados, a TERCAL ENGENHARIA inicia o processo com consultoria técnica, realizando delineamento minucioso da inspeção de vasos de pressão, passando pela execução dos serviços e finalizando com o processamento dos dados, entregando como resultado final books completos com toda documentação exigida em norma, impressa e devidamente organizada, rastreada e validada por PH.
É importante ressaltar que todo vaso de pressão deve possuir documentação própria devidamente atualizada, com prontuários, registro de segurança, projeto de alteração ou reparo, relatórios de segurança validados por PH e certificados de calibração dos dispositivos de segurança, onde aplicável.
PRECISA DE INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO? ENTRE EM CONTATO COM A NOSSA EQUIPE!
Ligue para (12) 39581661 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.
Caso tenha gostado do texto acima, talvez você se interesse também por: