O profissional legalmente habilitado para fins de elaboração do laudo de NR13 é o Engenheiro Mecânico.
O Engenheiro mecânico, ocasionalmente poderá ser auxiliado por um técnico em segurança do trabalho ou um técnico em eletrotécnica com conhecimentos na NR13.
Dentre o desenvolvimento do laudo destacamos:
- Anotação no livro de Registro de Segurança;
- Vasos sob Pressão;
- Inspeção dos vasos e acessórios (Manômetros, Válvulas de Segurança, entre outros);
- Abertura e atualização do Livro de Registro de Segurança;
- Calculo da PMTA;
- Medição de espessura da chaparia (Tampos e Costado), por Ultrassom.
Por se tratar de uma norma regulamentadora da SIT — Secretaria de Inspeção do Trabalho; torna-se obrigatório a todas as empresas que possuem vasos sob pressão, caldeiras, bem como de compressores a elaboração deste laudo.
Estar em dia com as normas de segurança é algo que pode trazer vantagens enormes; tendo em vista que a segurança do trabalho é algo essencial para o funcionamento de uma empresa saudável e que queira consolidar o seu nome no mercado.
Cada dia mais os trabalhadores estão mais conscientizados nessa questão; ou seja, estão mais exigentes na hora de escolher o ambiente de trabalho em que irão se submeter a trabalhar.
Além disso, reduz o risco de receber uma fiscalização dos órgãos competentes que podem gerar multas caso não estejam com os documentos em dia.
Por fim, preocupar-se com a segurança de seus trabalhadores pode ser muito vantajoso e trazer mais produtividade para o seu negócio.
Procedimentos realizados para um laudo de inspeção NR13 em vasos de pressão: