Sede :

Jacareí - SP

Telefone :

(12)3351-3446

 

contato@tercal.com.br

comercial@tercal.com.br

 

 

 

 

Inspeção em compressor de ar: Você possui dúvidas se é necessário realizar inspeção NR13 em sistemas compressores de ar regularmente por um Profissional Habilitado? Você quer saber quais são os requisitos legais específicos que afirmam essa necessidade e quer saber quais partes do sistema precisa de inspeção e qual quando devem ser inspecionados? Você não pode deixar de ler este artigo.

 

 

 

O que é um Compressor de ar?

compressor de ar

 

Um compressor de ar é um dispositivo que converte energia (usando um motor elétrico, diesel ou motor de gasolina, etc.) em energia potencial armazenada na forma de ar pressurizado (isto é, ar comprimido ). O compressor pressuriza ar com objetivo de de conter um maior volume de ar em um tanque, consequentemente aumentando a pressão. Quando a pressão do tanque atinge seu limite superior, o compressor de ar desliga. O ar comprimido, então, é mantido no tanque até ser utilizado. A energia contida no ar comprimido pode ser usada para uma variedade de aplicações, utilizando a energia cinética do ar à medida que é liberado e o tanque despressuriza. Quando a pressão do tanque atinge seu limite inferior, o compressor de ar liga novamente e pressuriza novamente o tanque.

 

 

 

Onde são utilizados compressores de ar?

 

Compressores de ar são encontrados em vários ambientes e para diferentes finalidades. Você verá postos de gasolina oferecendo ar comprimido para inflar os pneus do seu veículo, em um canteiro de obras alimentando martelos e compactadores de concreto, em Indústrias. 

Basicamente temos 3 modelos de compressores.

 

  • Os compressores de único-estágio são usados para tarefas domésticas, como inflar pneus e possivelmente, algumas ferramentas de ar de baixa carga como grampeadores.

 

  • Os compressores de ar profissional fornece mais pressão. Podem ser modelos alternativos de dois estágios ou modelos de parafusos rotativos e podem fornecer mais potência para executar várias tarefas pneumáticas de uma só vez com uso intermitente.

 

  • Compressores de ar industrial será o cavalo de batalha de uma fábrica ou a fonte de energia confiável em uma plataforma de petróleo. Eles são projetados para fornecer um fluxo constante de ar comprimido por longos períodos de tempo. Estes compressores são construídos com componentes de alta qualidade que permitem a personalização para o ambiente específico para melhorar o desempenho, eficiência energética e confiabilidade.

 

 

 

 

O que observar durante a inspeção de um compressor de ar?

 

Basicamente os itens abaixo devem ser observado para efeito de manutenções preventivas:

 

  1. Possui válvula de segurança, manômetro e pressostato? Eles estão calibrados?